- Publicidade -

Produção original Netflix, o terror psicológico, “Jogo Perigoso”, é baseado na obra de Stephen King

Publicado em:

Por Rafaelo Salles

E mais obra do escritor Stephen King sai das páginas: dessa vez, a Netflix emplacou Jogo Perigoso, baseado no livro homônimo publicado em 1992. Pode-se dizer que o filme foi lançado sem muito alarde. Os primeiros trailers começaram a surgir surpreendentemente – ou não – após It: A Coisa se consolidar nos cinemas como um grande sucesso. Talvez a opção por um marketing menos agressivo tenha vindo do fracasso de outras adaptações de obras de King, já que A Torre Negra foi um fiasco e a série O Nevoeiro acabou de ser cancelada. Mas, a exemplo do palhaço macabro, “Jogo Perigoso” cumpre seu papel e honra o legado do mestre do terror.

O diretor Mike Flanagan (Hush: A Morte Ouve) declarou que transformar Jogo Perigos” em um filme era seu sonho de adolescência e esse foi um desafio que permaneceu engavetado por muito tempo. Não só o livro é considerado por muitos uma das obras menos inspiradas do autor, como toda a história se desenrola baseada em um monólogo mental da protagonista. As dificuldades para traduzir isso para uma linguagem cinematográfica não seriam poucas. Mas Flanagan conseguiu, mais uma vez, mostrar que seu talento dentro do gênero do terror é uma realidade. Já nas cenas iniciais, ele trabalha de forma muito simples e eficiente para pincelar todos os elementos necessários para se chegar no cerne da história: as malas sendo feitas, uma lingerie sexy, um par de algemas, a longa e sinuosa estrada que leva à casa, um cão faminto, uma porta aberta.

Na trama, o casal Jessie, interpretada pela belíssima Carla Gugino, e Gerald, vivido por Bruce Greenwood, parte em uma viagem para sua casa de campo, longe de tudo e de todos, na tentativa de sair da mesmice e apimentar a relação. No entanto, enquanto Jessie estava algemada à cama, Bruce tem um ataque cardíaco e morre, deixando-a sozinha, presa, isolada e à mercê de todo o terror psicológico que só a mente de Stephen King pode produzir. Tentando desesperadamente se livrar das algemas e sendo obrigada a assistir ao cão faminto devorando vagarosamente o cadáver de seu marido, Jessie começa uma luta pela sobrevivência. O cenário dramático e os terrores que a noite esconde a levam à beira da insanidade, obrigando-a a repassar traumas do passado para reunir forças e lutar pela própria vida. Nesse ponto, vale ressaltar a elegância da direção de Flanagan aliada ao talento de Carla Gugino. Sem soar histérica ou exagerada, a atriz desenvolve muito bem o desespero de sua personagem.

“Jogo Perigoso” é magnífico enquanto terror psicológico. A tensão é construída de forma muito fluída e o crescente desespero da protagonista é extremamente verossímil. Todo o resgate ao passado de Jessie é legitimado e só contribui para a resolução do filme. Os fãs do gênero ainda são brindados com uma sequência de revirar o estômago no arco final, como se já não fosse suficiente toda a angústia e tensão que reinam ao longo das cenas anteriores. Jogo Perigoso é um belo acerto da Netflix e, seja você fã de Stephen King ou não, promete agradar. Aliás, não só agradar, mas deixar tenso, fazer roer unhas e até virar o rosto em alguns momentos.

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -