- Publicidade -

PROGRAMA EDUCATIVO CAIXA GENTE ARTEIRA E A ARTE DE HENRI MATISSE

Publicado em:

Pintor, desenhista, escultor e gravurista, o francês Henri Matisse é um dos maiores nomes da arte moderna. Inspirado pela exposição Henri Matisse – Jazz, em cartaz na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, o Programa Educativo Gente Arteira preparou duas atividades gratuitas no mês de novembro para incentivar a criatividade de todos os públicos.

Na oficina Artes em Papel, o público terá contato com o fazer artístico a partir do suporte em papel, como Matisse fez em suas reconhecidas colagens. Serão abordadas as principais técnicas e modos de uso do material para a produção artística e, no fim, os participantes serão incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos para confeccionar seus próprios trabalhos. No total, serão oferecidas duas turmas: uma nos dias 8, 9 e 10 de novembro e outra nos dias 15, 16 e 17 (quartas, quintas e sextas), sempre das 18h30 às 20h30.

Já os pequenos poderão se encantar com o mundo de cores, formas, texturas e ritmo das obras do artista francês na atividade Um passeio com Henri Matisse, no dia 11 de novembro (sábado), às 15h. Crianças de 1 a 3 anos terão a oportunidade de participar desta experiência única, que aborda a arte contemporânea de maneira totalmente adaptada ao público infantil, incluindo ações práticas.

Carimbó:
E para os interessados em dança, a Oficina de Carimbó oferece, nos dias 28, 29 e 30 de novembro (terça, quarta e quinta-feira), das 18h30 às 20h30, um contato direto com as referências e elementos históricos que envolvem a típica dança paraense. Além disso, os participantes poderão exercitar os passos que são base do estilo para desenvolver uma coreografia. Inspiradas na exposição A Construção do Patrimônio, as aulas serão ministradas pela produtora cultural Bruna Cibely Brito e têm classificação livre.

Atividades mensais:
A programação também traz as atividades que ocorrem mensalmente, incluindo a ação Você gosta de poesia?, todas as sextas do mês, das 10h às 20h. A atividade incentiva o público a redigir um poema e deixá-lo nos varais existentes no Espaço de Leitura. A proposta é que cada um deixe um poema e leve outro, num gesto de troca e continuidade. No mês de novembro, o Espaço será destinado a dar visibilidade à produção escrita de mulheres negras.

Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças às sextas-feiras, nos intervalos de 11h às 12h; 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h.

O programa educativo CAIXA Gente Arteira tem como objetivo explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica sobre artes visuais, música e dança, através de oficinas, vivências e bate-papos. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (21) 3980-4898 e pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br.

Programação CAIXA Gente Arteira:
Oficina Artes em Papel
Datas: 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de novembro (quartas, quintas e sextas)
Horários: das 18h30 às 20h30
Local: Sala de oficina 1
Classificação indicativa: Livre

Pequena Gente Arteira – Um passeio com Henri Matisse
Datas: 11 de novembro (sábado)
Horário: 15h
Local: Foyer
Público-alvo: Crianças de 1 a 3 anos

Oficina de Carimbó
Datas: 28, 29 e 30 de novembro (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: de 18h30 às 20h30
Local: Sala de oficina 1
Classificação indicativa: Livre

Serviço:
Programa educativo CAIXA Gente Arteira
Entrada franca
Você gosta de poesia?: sextas-feiras, das 10h às 20h
Ações de galeria: de terça a sexta-feira, de 11h às 12h; 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h.
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Classificação Indicativa: Consultar programação
Agendamento e informações: (21) 3980-4898 | agendamento@gentearteirarj.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -