- Publicidade -

Semana Pensamento Criativo chega à Caixa Cultural Rio de Janeiro

Publicado em:

Depois de passar por Salvador e Brasília, a Semana Pensamento Criativo aporta na CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 24 a 29 de outubro de 2017 (terça a domingo) com quatro palestras e uma oficina de autopublicação com a participação de alguns dos mais importantes pensadores, pesquisadores e artistas do país. Voltado principalmente para profissionais e estudantes de Ciências Humanas, o evento busca debater e refletir a respeito de especificidades do processo de criação em diversos campos do conhecimento, pensando a arte como vetor de resistência e caminho para proposições sociais e políticas e do afeto.

A programação inclui debates sobre processo criativo, com a artista Rivane Neuenschwander e a psicanalista e crítica de arte Suely Rolnik; arte e cotidiano, com o curador Moacir dos Anjos e a artista Bárbara Wagner; memória e arte contemporânea, com a pesquisadora em arte e curadora Fernanda Lopes e a artista Rosângela Rennó; e ficção e arte com o psicanalista Edson Luiz de Sousa e o filósofo e professor húngaro Peter Pal Pélbart. As palestras acontecem de terça a sexta-feira (24 a 27), das 14h às 18h. Para participar, o público deve retirar os ingressos na bilheteria da CAIXA Cultural Rio de Janeiro doando 1kg de alimento não perecível.

Já a oficina de autopublicação ocorre nos dias 28 e 29 (sábado e domingo), das 14h às 19h, e reúne o quadrinista Lucas Gehre e o designer Neno, que abordarão todos os passos envolvidos no processo de se autopublicar, da produção à distribuição. É necessária inscrição pelo site www.semanapensamentocriativo.com.br e envio de currículo para seleção. A oficina oferece 20 vagas.

“A programação traz ao público uma oportunidade de enriquecer seus trabalhos e pesquisas com as experiências de estudiosos e profissionais que já trabalham no campo artístico e da reflexão”, afirmam Bruna Neiva e Virginia Manfrinato, da Mira Produção e Arte, realizadora do evento, que tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

A Semana Pensamento Criativo teve sua primeira edição realizada entre julho de 2014 e janeiro de 2015, com palestras e oficinas em Brasília, Salvador e Fortaleza, superando expectativas de público. A programação completa, notícias e as inscrições para as oficinas podem ser acessadas por meio do site do evento e das redes sociais.

Programação:
24 de outubro (terça-feira)
Palestra O Processo Criativo, com Suely Rolnik (SP) e Rivane Neuenswander (MG)
A artista visual Rivane Neuenschwander conversa sobre o processo de criação de suas obras, pensando a memória e a infância como possíveis lugares de nascimento dos enredos e práticas em arte contemporânea. A crítica de arte, psicanalista e curadora Suely Rolnik desenvolve uma crítica sobre o próprio conceito de processo criativo. Como reapropriar-se da pulsão de criação contra seu abuso pelo regime colonial-capitalístico que a transforma em “criatividade”?

25 de outubro (quarta-feira)
Palestra Arte e Cotidiano, com Moacir dos Anjos (PE) e Bárbara Wagner (DF)
O curador Moacir dos Anjos e a artista Bárbara Wagner, ambos radicados no Recife, mantém um diálogo a partir de trabalhos realizados em parceria ao longo dos últimos anos. Este eixo é dedicado a pensar como a singularidade do contexto político, histórico e cultural de cada criador faz marca no corpo de sua produção e trajetória.

26 de outubro (quinta-feira)
Palestra Memória e Arte Contemporânea, com Rosângela Rennó (MG) e Fernanda Lopes (RJ)
A artista Rosângela Rennó debate com a pesquisadora e curadora Fernanda Lopes acerca dos trabalhos que desenvolveu recentemente, a exemplo do projeto Nuptias, que investiga as relações entre memória e esquecimento e o imaginário sobre as tradições do casamento e da documentação.

27 de outubro (sexta-feira)
Palestra Ficção e Arte, com Peter Pal Pélbart (HUN) e Edson Luiz de Souza (RS)
O filósofo e professor húngaro Peter Pal Pélbart e o psicanalista Edson Luiz de Sousa pensam a legitimidade da criação ficcional do ponto de vista do desenvolvimento da nossa personalidade e do processo de criação na arte. Para Edson, todo ato de criação é um ato utópico, que pode desenhar um horizonte de sonhos que desperte em nós o desejo de construir novas formas para o pensamento e para a vida.

28 e 29 de outubro (sábado e domingo)
Oficina de autopublicação, com o quadrinista Lucas Gehre (DF) e o designer Neno (DF)
Os alunos desenvolverão um projeto de publicação para ser impresso e distribuído ao final, compreendendo as particularidades de se autopublicar, além de noções básicas de produção, acabamento, viabilidade técnica, design e distribuição.
Vagas: 20
Inscrições: pelo site www.semanapensamentocriativo.com.br, com envio de currículo para análise

Serviço:
Semana Pensamento Criativo
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: 24 a 29 de outubro de 2017 (terça-feira a domingo)
Horários: Consulte a programação
Lotação: 80 lugares
Ingressos: distribuídos uma hora antes de cada palestra, mediante doação de 1kg de alimento não perecível
Classificação Indicativa: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
www.semanapensamentocriativo.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -