- Publicidade -

Calvin Klein apoia exposição de Julio Le Parc em São Paulo

Publicado em:

A Calvin Klein se une, pela segunda vez, ao Instituto Tomie Ohtake para trazer uma exposição de grande porte para São Paulo. Julio Le Parc: da Forma à Ação é uma retrospectiva da vida do icônico artista argentino, radicado em Paris, que chega à cidade com mais de 100 obras que incluem as principais instalações e trabalhos raramente vistos em papel e materiais de arquivo, e que exploram a figura central de Le Parc na história da arte do século 20.

“O trabalho visionário, atemporal, lúdico e simultaneamente experimental de Le Parc conversa diretamente com este novo momento da Calvin Klein que coloca cada vez mais arte e moda na mesma página” diz Silvia Camargho, Diretora de Marketing e VM da marca.

Com mais de 100 obras, incluindo instalações imersivas com luzes e trabalhos raramente vistos no papel, a exposição traça décadas de engajamento do artista.

A exposição é dividida em três temas. A primeira, Da superfície ao objeto, reúne trabalhos iniciais em papel e pinturas que mostram o uso de cor como meio de desestabilizar a superfície bidimensional. Estão expostas obras de 1958, com estudos do bidimensional com tinta e guache em papel, assim como pinturas de 1959 até hoje. Também consta nesse segmento, o monumental A Longa Marcha, um grupo de 10 pinturas vibrantes que flutuam ao redor de uma parede arredondada.

Em Deslocamento; Contorções; Relevos, estão os revolucionários labirintos-instalação, de Le Parc exibidos pela primeira vez como parte da participação da GRAV na Bienal de Paris de 1963, as caixas de luz e obras de contorção. A sequência de três cômodos imbuídos de luz oferece aos espectadores uma experiencia sensorial poderosamente desorientadora.

Por fim, Jogo & Política de participação dissolve os muros físicos e ideológicos que separam espectador, obra de arte e instituição. Precursor do movimento de estética relacional, esse período da carreira de Le Parc considera como a arte pode encorajar uma nova consciência sobre o espaço social do indivíduo.

Extremamente interativa, a exposição conversa com força com o presente, demandando presença física e perceptiva do público. Julio Le Parc: da Forma à Ação apresenta o artista à nova geração, permitindo que cada visitante reaja de forma direta e pessoalmente ao trabalho.

“As investigações de Julio Le Parc sobre as maneiras de engajar e empoderar o público redefiniram e reinterpretaram a experiência arte”, afirma a curadora Estrellita B. Brodsky.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -