- Publicidade -

Cinema do IMS apresenta retrospectiva com filmes de Jean-Pierre Melville

Publicado em:

Comemorando os cem anos do nascimento de Jean-Pierre Melville, os cinemas do IMS Rio e Paulista exibem, em parceria com o Institut Français, uma retrospectiva dos filmes do cineasta restaurados digitalmente. A programação é composta por oito obras do realizador francês, incluindo raridades como o curta documental 24 horas na vida de um palhaço (1946), O silêncio do mar (1949), longa de estreia do diretor e O Samurai (1967), que será exibido em 35 mm, além de dois documentários em torno da vida e da obra de Melville. A mostra acontece entre os dias 23 de novembro a 3 de dezembro no IMS Rio, e do dia 28 de novembro a 8 de dezembro no IMS Paulista.

Comumente associado ao film noir na cinematografia mundial, Melville continua a exercer influência sobre cineastas contemporâneos como Jim Jarmusch, Johnny To, Michael Mann e Masahiro Kobayashi. Precursor da Nouvelle Vague francesa, Melville foi também roteirista, produtor e ator, tendo trabalhado com nomes como Alain Delon, Catherine Deneuve, Jean-Paul Belmondo e Juliette Gréco.

“A perfeita utilização do plano/contraplano nos embates entre os personagens, as inusitadas posições de câmera, os longos silêncios e a obsessão por um universo essencialmente masculino, em que a clandestinidade e a contravenção são apresentadas como única alternativa possível a um mundo corrompido pela barbárie da guerra ou pelo dinheiro, são os principais traços autorais dos filmes de Melville”, comenta o crítico de cinema Marcus Mello. “Um cinema de indivíduos à margem, em que matadores de aluguel ou assaltantes revelam uma ética inexistente entre os chamados ‘homens da lei’”.

A mostra tem o apoio da Fundação Jean-Pierre Melville e da Embaixada da França no Brasil.

 

Com 14 filmes realizados ao longo de 25 anos de carreira, Jean-Pierre Melville tornou-se uma lenda internacional. Neste documentário, Benjamin Clavel aborda a carreira do cineasta desde a Nouvelle Vague, da qual é um dos precursores, até a influência que exerceu sobre outros diretores, como Martin Scorsese e Quentin Tarantino.

SERVIÇO
Mostra  Jean-Pierre Melville
IMS Rio – de 23 de novembro a 3 de dezembro
IMS Paulista – de 28 de novembro a 8 de dezembro
O CINEMA DO IMS NÃO ABRE ÀS SEGUNDAS-FEIRAS
IMS Paulista (Avenida Paulista, 2424 Bela Vista – São Paulo – SP)
IMS Rio (Rua Marquês de São Vicente, 476 Gávea – Rio de Janeiro – RJ)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -