- Publicidade -

Petrópolis Gourmet celebra cultura e história da Serra

Publicado em:

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, recebe, entre 11 de 20 de novembro, a 17ª edição do Petrópolis Gourmet. Este ano, o principal evento de gastronomia da Serra Fluminense contará com 45 restaurantes participantes, espalhados pelos diversos bairros e distritos do município. O tema escolhido para o festival este ano foi “De volta às origens”. A ideia apresentada, e logo abraçada pelos chefs, foi valorizar os produtos que eram consumidos na região ainda durante o século XIX, revisitando a história por meio dos pratos que vieram para o Brasil junto com a colonização europeia.

Desta forma, nas mesas do Petrópolis Gourmet, estarão, lado a lado, os sabores que fizeram a região por meio da abertura da Estrada Real e as culinárias portuguesa, alemã e italiana. Para a confecção dos menus, que contarão sempre com entrada, prato principal e sobremesa, não foram listados ingredientes obrigatórios. No entanto, a condição apresentada aos chefs foi que usassem produtos existentes neste período de formação da cidade, como banana, pêssego, mel, frango, caça, suíno, embutidos, feijão, aipim, fubá, verduras e legumes.

A intenção é fazer, ao mesmo tempo, um passeio pela história e cultura da região e um resgate ao que hoje classificamos como “comida de verdade”, aquela que se encontra no quintal de casa, sem um processo pesado de industrialização por trás. “O tema é maravilhoso. Ele, em si, já traz um valor agregado, essa coisa de se valorizar a comida desde o campo até a mesa. A gente quis mostrar esse retorno à tradição da cidade na gastronomia”, comenta Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que coordena o evento.

Serviço:
XVII Petrópolis Gourmet “De volta às origens”
11 a 20 de novembro de 2017
Mais informações: www.petropolisgourmet.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -