- Publicidade -

“Piripkura” vence Amsterdam Human Rights Award

Publicado em:

Documentário exclusivo do Curta! “Piripkura” vence Amsterdam Human Rights Award no International Documentary Film Festival Amsterdam (IDFA) Documentário exclusivo do Curta! “Piripkura” vence Amsterdam Human Rights Award no International Documentary Film Festival Amsterdam (IDFA)

Após vencer o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio deste ano, o filme “Piripkura”, dirigido por Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge e produzido com exclusividade para o canal Curta!, ganhou o Amsterdam Human Rights Award após ser aclamado pelo júri oficial do International Documentary Film Festival Amsterdam, o IDFA, considerado um dos mais importantes festivais e mercados de documentários de criação do mundo. O longa retrata a luta pela sobrevivência dos três últimos índios da tribo Piripkura, que vivem sob a ameaça de fazendas e madeireiras. Como parte da premiação, os diretores receberão 25 mil euros. A cerimônia de entrega do Amsterdam Human Rights Award será realizada no próximo dia 20, após sessão de “Piripkura” no festival, que começou ontem e vai até o dia 26.

Na avaliação, o júri do Amsterdam Human Rights Award, composto pela cineasta Maite Alberdi, pelo cineasta e produtor Eric Gandini, e pelo diretor Matter Dirk van der Straaten, considerou a qualidade do filme e a relevância do tema para a escolha. “Com esta história pungente e excepcional, os cineastas abordam uma ampla série de questões que devem ser consideradas priotárias na agenda internacional de direitos humanos”.

Como parte dessa história de sobrevivência, o longa-metragem mostra as expedições do servidor da FUNAI Jair Candor, que, desde 1989, acompanha e monitora esses índios com o objetivo de impedir a invasão da área. Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013) “Piripkura” foi produzido pela Zeza Filmes, com produção associada da Maria Farinha Filmes e da Grifa Filmes e estreará com exclusividade no Curta! no primeiro semestre de 2018.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -