- Publicidade -

Stand up raíz é no bar Porão da Comédia

Publicado em:

O Porão da Comédia é mais do que uma programação nova na noite carioca, é um movimento que surge com a ideia de revitalizar o circuito de shows de comédia stand up em bares, integrar essa tendência à cultura boêmia da cidade. Afinal, o bom filho a casa torna. E lugar de stand up, originalmente, era mesmo no bar.

“O stand up é uma modalidade nascida e eternizada nos bares de Nova York. Você vai encontrar stand up de qualidade na Inglaterra, no Brasil e no mundo inteiro, mas a coisa nasceu lá e há uma mística em torno do ambiente típico de stand up – um pequeno tablado, um microfone, as paredes de tijolos e o ambiente subterrâneo. Aquela atmosfera onde duas doses de bebida e umas bobagens bem faladas por uma galera talentosa, mudam qualquer humor”, comenta Mykael Rozenbrah, um dos idealizadores do projeto. “Há alguns movimentos bacanas que já promoveram o stand up aqui no Rio. Em Jacarepaguá, por exemplo, no Centro e em Niterói, onde têm shows bacanas para assistir, com um pessoal que segura bem a peteca e faz o humor acontecer. Nossa meta é a formação de um circuito perene, que envolva também a Zona Sul, a Lapa – lugares que tiveram movimentos pontuais de stand up e perderam força – e que abrace os demais movimentos da cidade”, explica ele.

Foi no final de um show do amigo Pierre Rosa, ator e comediante com 20 anos de experiência na bagagem – 12 deles dedicados ao stand up -, que, entre risadas, cervejas e trocas de experiências, surgiu a ideia de se criar o grupo, promover mais shows em bares pela cidade e contribuir para a disseminação da cultura do stand up como parte da programação artística do Rio. Nascia o Porão da Comédia, que, desde agosto, vem ocupando as instalações do Mundeco Bar, em Copacabana, promovendo apresentações semanais e convidando artistas a ocuparem o espaço. “O que pensamos é que esses artistas podem ser os mesmos caras que depois vão estourar na TV, na Internet e nos teatros, mas voltarão lá, e onde mais tiver porão da comédia, para beber da fonte e se reinventar”, comentam eles.

E o ambiente de ponta pé inicial do Porão da Comédia condiz com o que a proposta pede: um porão, de fato, que remete às “comic strips”, onde os anfitriões, Pierre e Mykael, fazem suas apresentações e recebem diferentes comediantes a cada semana, entretendo um público que, enquanto se diverte com as piadas, pode consumir seus comes e bebes à vontade.

E o Porão segue se espalhando. Depois do sucesso na Zona, o grupo conquistou, também, um espaço para apresentações no Cazota Bar, na Lapa, onde quatro comediantes fazem os frequentadores da casa rirem das noticias da semana, além de aceitarem desafios da plateia, que pode julgar a melhor performance da noite.

A ideia é que a proposta se dissemine e a cultura do stand up alcance mais esses espaços, e mais artistas tenham oportunidade de mostrar os seus trabalhos. Além, é claro, de mais pessoas terem a oportunidade de dar boas gargalhadas numa noite despretensiosa, na mesa de algum bar pela cidade.

MUNDECO BAR
Data: Todas as terças.
Hora: 20h30.
Duração das apresentações: 1h.
Local: Mundeco Bar (Av. N.S.Copacabana, 22. Leme.)
Entrada: Couvert colaborativo – sugestão R$ 20.
Faixa etária: acima de 18 anos.

CAZOTA BAR
Data: Todas as quintas.
Hora: 20h.
Duração das apresentações: 1h.
Local: Cazota Bar (Av. Gomes Freire, 791, Lapa)
Entrada: Couvert colaborativo – sugestão R$ 20.
Faixa etária: acima de 18 anos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -