- Publicidade -

Baseado em fatos reais, O Poder e o Impossível, é mais um filme de sobrevivência

Publicado em:

Na vida existem diferentes caminhos que uma pessoa tem que escolher tomar. Muitas vezes é difícil enxergar as decisões ruins e um ponto de virada e claridade são necessários para dar perspectiva a essa visão, e assim mudar de atitude. O novo longa da Imagem Filmes traz a história real do ex-jogador de hóquei Eric Lemarque, que entrou no caminho das drogas e se desencontrou completamente. Contudo, um dia ao esquiar, se perdeu na montanha gelada. O que ele aprende em mais de uma semana de completa solidão tem o poder de mudar sua vida.

Dirigido por Scott Waugh, filme marca o retorno do ator Josh Harnett para as telonas, depois de um período se dedicando a séries televisivas. O título original da obra é 6 below: Miracle on the Mountain, traduzido como 6 abaixo (de zero): Milagre na Montanha, chega ao ao Brasil com um titulo completamente diferente, 13 Alias, o trailer do filme faz acreditar que se trate de uma obra bem mais religiosa, do que de fato realmente é.

Inclusive essa foi uma boa escolha do diretor, normalmente em filmes desse gênero, a religião fica explícita como um poder de mudança difícil de ocorrer diariamente. No entanto, o filme faz um ótimo trabalho não expondo a religião dessa forma. Na verdade, a palavra “Deus” é raramente mencionada e o protagonista até se refere algumas vezes com raiva dizendo “você me prendeu nessa montanha” ou “você fez isso comigo”, mas sem nunca deixar enfadonho a repetição de uma força maior sobre as reviravoltas.

A história de Lemarque, ocorrida em 2004, não é tão conhecida aqui no Brasil, mas filmes de sobrevivência com pessoas solitárias saindo em aventuras, já vem se consolidando como um novo gênero ao longo dos anos (por exemplo em 127 horas, Livre e Soul Surfer – Coragem de Viver). É interessante ver como o diretor optou muito mais por essa vibe aventureira do que por algo como A Cabana, que é muito mais sobre a força divina atuando em uma pessoa com problemas para se reencontrar.

Em busca do seu caminho, força e fé, Lemarque só tinha a mãe, Susan (Mira Sorvino) como porto seguro. Ela é quem nota a estranha ausência do homem e avisa ao grupo de resgate da estação de esqui. Josh Harnett e Mira Sorvino foram uma peculiar escolha para os papéis que interpretam, pois não possuem uma diferença de idade tão grande e não exatamente se conectam como mãe e filho. Como Josh passa grande parte da obra atuando sozinho, isso só é um problema nos excessivos flashbacks espalhados ao longo do filme.

O diretor também procurou usar muitos recursos estilísticos propícios de serem filmados na neve e correlacionados a uma metáfora óbvia. Eric é constantemente “um pontinho azul na vastidão solitária do branco total”, sempre lembrando o quão sozinho e perdido ele estava. Quando a mãe o informa que para se recuperar do vício, ele passará por um programa de doze passos, e depois da experiência, o filme faz uma visita a realidade de Eric hoje em dia, fica claro que o último passo é inspirar as pessoas a não cometerem os mesmo erros que ele, e é daí que o longa retira sua conclusão.
“O Poder e o Impossível” traz uma interessante história, não inovadora, mas uma jornada real e vulnerável de alguém que enfrentou seus demônios internos por meio de um momento de iluminação. A percepção e análise proporcionada a Eric Lemarque em sua virada na rota errada da montanha (e da vida) mostra resistência e garra, e é uma bela biografia do jogador que tinha tudo. Para quem gosta do gênero da sobrevivência certamente vai ver essa história como a conquista de uma montanha íngreme e complicada, como a vida sempre é.

Luana Feliciano
Luana Feliciano
Estudante de Jornalismo, ama escrever e meus filmes favoritos sempre me fazem chorar. Minhas séries preferidas são todas de comédia, e meus livros são meus filhos.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -