- Publicidade -

FÉRIAS NO CCBB DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO

Publicado em:

O CCBB RJ dá a largada para as férias e ocupa a nova Esplanada da Candelária durante três finais de semana de dezembro com atividades artísticas e culturais dedicadas particularmente às crianças.

À partir do dia 01/12, espetáculos musicais em palco especialmente montado para a ocasião, oficinas artísticas e atividades lúdicas, acontecem na área externa e também dentro do prédio do CCBB Rio. O evento gratuito apresenta duas “happy hours” às sextas; oito espetáculos musicais variados (orquestras, corais, grupos musicais) e nove oficinas, seis ao ar livre e três na área interna do CCBB Rio, aos sábados e domingos.

A programação de qualidade conta com atrações como Nicolas Krassik, Zé Renato, Nilze Carvalho, os corais Palavra Cantada e da Escola de Música Villa Lobos, Orquestra Bem Me Quer Paquetá, Filarmônica do Rio de Janeiro, sessões de observação do céu (astronomia para crianças), oficinas de percussão, pernas de pau, teatro de bonecos, trocas de livros, Farra dos Brinquedos e Cantoria de Reis Céu na Terra.

Espetáculos musicais, corais juvenis e adultos; orquestras de projetos sociais formadas por jovens; grupos musicais de samba, choro e forró; oficinas de percussão de escola de samba para crianças com instrumentos disponibilizados pela produção e de confecção de instrumentos musicais a partir de material reciclável; sessões de observação do céu para crianças, que chamadas de ‘Olhai pro Céu’, serão desenvolvidas em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins. Brincadeiras, quiosques e tendas dedicadas à alimentação complementam o evento.

Mais do que um programa para toda a família, o ‘Férias no CCBB’, por seu caráter plural e democrático, é um programa para todas as famílias. Programe-se e aproveite!

Programação 
1/12 – Sexta-feira
19h – Happy Hour com Nicolas Krassik e Cordestinos
Em seu mais recente trabalho, o violinista francês radicado no Rio de Janeiro apresenta temas nordestinos, exclusivamente, com instrumentos de corda e percussão. Formado por Nicolas Krassik (violino); Guto Wirtti (contrabaixo acústico), Marcos Moletta (rabeca); Chris Mourão (zabumba); Carlos César (percussão). Virtuoso e criativo, rapidamente, o violinista chamou a atenção da mídia, ganhou a admiração dos músicos e do público, conquistando seu lugar no cenário musical brasileiro, tanto em carreira solo como junto a grandes artistas, entre eles, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Marisa Monte, Beth Carvalho, João Bosco e Gilberto Gil. Nicolas Krassik reúne Jazz, Choro, Samba, Forró e até influências do Rock, num show animado, emocionante e dançante.

2/12 – Sábado
14h às 21h – Feira de troca de livros e brinquedos

18h – Zé Renato para crianças e ‘Bitucanto’
Zé Renato coleciona projetos dedicados a grandes sambistas como Zé Keti e Noel Rosa e outros nomes da MBP, apresenta em show o repertório de seus premiados discos Samba pras crianças (2003) e Forró pras crianças (2006). Resultado de uma pesquisa pelo universo das canções populares brasileiras, Zé Renato encontrou nos clássicos do samba e no repertório de Jackson do Pandeiro lindas e divertidas canções para os pequenos. No roteiro do show, estão incluídas “Cantiga do Sapo”, “Sebastiana”, “Marinheiro Só” e “Eu Não tenho Onde Morar”, além de “A Casa” e “O Ar” consagradas nos discos de Vinícius “Arca de Noé 1 e 2”, que Zé Renato participou ao lado do Boca Livre nos anos 80.

Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos apresenta “Bitucanto”, um show com inserções cênicas em homenagem a Milton Nascimento O repertório conta com músicas selecionadas entre as obras-primas de Milton Nascimento, arranjadas para as vozes dos 30 integrantes do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos. Não faltam canções emblemáticas, como “Maria, Maria”, “Cais”, “Caçador de mim”, “Travessia”, “Nos bailes da vida”, dentre outras. Todos os cantores tiveram sua formação na EMVL e se dedicaram para homenagear, à altura, este ícone da Música Popular Brasileira.

3/12 – Domingo
14h às 21h – Feira de troca de livros e brinquedos

16h ás 18h e 19h as 21h (Externa) – Oficina Olhai para o Céu – Observação do sol e do céu em parceria com o Museu de Astronomia, com oficinas e telescópios.

18h – Show – Coral Palavra Cantada com participação de Sandra Peres
A partir do trabalho desenvolvido por Sandra Peres, Paulo Tatit e o maestro Eduardo Boletti, elas aprimoram o contato com a música de maneira cuidadosa, aprendem técnicas vocais e de respiração. “É um despertar para a música que promove desenvolvimento em outros aspectos”, afirma Luciana Ribeiro, coordenadora do coral. Atualmente, 80 crianças, entre sete e 15 anos, fazem parte da iniciativa e apresentam-se ao lado da Palavra Cantada e em shows independentes.

No Rio de Janeiro, o projeto foi iniciado em 2014, graças a uma parceria com o Centro Municipal de Referência da Música Carioca, onde acontecem os ensaios.

Dia 9/12 – Sábado
14h às 21h – Feira de troca de livros e brinquedos

15h (Interna) – Orquestra Bem me Quer Paquetá – Oficina de Sensibilização Musical para crianças de 1 a 3 anos

16h (Interna) – Orquestra Bem me Quer Paquetá – Oficina de Sensibilização Musical para crianças de 3 a 6 anos

18h – Show – Orquestra Bom Me Quer Paquetá e Corais da Escola de Música Villa-Lobos

A Orquestra Jovem Paquetá é resultado do trabalho contínuo de formação do Projeto Bem Me Quer Paquetá, desenvolvido na Casa de Artes Paquetá. Com um vasto repertório que inclui obras tradicionais da música de concerto, ela foi, de mansinho, ocupando seu espaço na cena cultural carioca. Hoje, a OJP tem sonoridade própria, reconhecida pelos amantes da boa música e possui entre seus músicos vários prêmios e colocações em concursos e festivais nacionais e internacionais. Com uma turnê pela Alemanha e apresentações regulares nas principais salas e teatros do Rio, vem encantando o público e se consolidando como um importante corpo musical estável de nossa cidade.

Tim Rescala, João Guilherme Ripper, Edino Krieger e Edmundo Villani-Côrtes já encararam o desafio de escrever para um grupo jovem ávido por novas conquistas.

Coro Juvenil da Escola de Música Villa-Lobos é um grupo consolidado e que busca desenvolver um trabalho de performance com excelência musical. Composto por cerca de 25 alunos, com idade entre doze e dezenove anos, o coro vem se destacando em suas apresentações por sua bela sonoridade e qualidade técnica na execução de repertório diversificado, que inclui músicas eruditas e populares de várias nacionalidades e de diferentes línguas e estilos. Em dezembro de 2015, o Coro Juvenil da Escola de Música Villa-Lobos conquistou o primeiro lugar na categoria coral de jovens no 5º Festival Brasil Vocal, realizado no Centro Cultura Banco do Brasil.

10/12 – Domingo
14h às 21h – Feira de troca de livros e brinquedos

14h30 às 15h30 – Faça Você Mesmo um relógio do Cruzeiro do Sul (Museu de Astronomia) Oficina interna

16h às 17h – Faça Você Mesmo um relógio do Cruzeiro do Sul (Museu de Astronomia) Oficina interna

16h às 18h e 19h às 21h (Externa) – Oficina Olhai para o Céu – Observação do céu em parceria com o Museu de Astronomia, com oficinas e telescópios.

18h – Show Pedro e o Lobo

O espetáculo “Pedro e o Lobo – Uma Fábula Musical”, composto por Sergei Prokofiev originalmente para orquestra sinfônica e narrador, neste espetáculo é apresentado em uma versão reduzida para cinco músicos, com narração de Tim Rescala e encenação de Teatro de Bonecos.

A obra apresenta às crianças os instrumentos musicais da orquestra e cada personagem da história (Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, a pata e o gato) é representado por um instrumento diferente do quinteto. A apresentação envolve várias manifestações artísticas em um só espetáculo, tendo como fio condutor a música composta por Prokofiev e apresentada ao vivo por cinco músicos que integram o Quinteto de Sopros da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro.

15/12 – Sexta-feira

19h – Happy Hour com Nilze Carvalho
Cantora, instrumentista, compositora apresenta o cd “VERDE AMARELO NEGRO ANIL”, indicado ao Grammy Latino 2015 pela categoria melhor álbum de samba e reflete muito da vivência que adquiriu ao longo dos anos de carreira nacional e internacional, além de mostrar toda a versatilidade musical da artista diante da riqueza da música popular brasileira.

O cd registra além de composições próprias, grandes releituras que mesclam samba com outros ritmos do cancioneiro popular.

Hoje Nilze dedica-se quase que exclusivamente a sua carreira solo com os shows “VERDE AMARELO NEGRO ANIL” e seu mais recente trabalho de palco chamado “CHORO CANÇÃO” onde ela desfila clássicos do choro vocal desde Callado à Marisa Monte. Além de cantora, instrumentista, compositora e produtora ela fez licenciatura em música pela UNI-RIO e foi apresentadora do programa CENA MUSICAL da TV BRASIL.

16/12 –Sábado
14h às 21h – Feira de troca de livros e brinquedos

16h – Mestre Riko – Oficina de percussão – serão disponibilizados instrumentos para que as crianças tenham contato seguido de um cortejo.
A Bateria Feminina Fina Batucada nasceu com o professor e um dos fundadores da Escola de Música Villa-Lobos, Mestre Riko. Em 1998, ele criou um grupo de percussão exclusivamente de mulheres. O pouco tempo de apresentações rendeu ao grupo, já no carnaval de 2002, o prêmio de melhor bateria de Escola de Samba (Grupo Mirim), cedido pela Liga das Escolas Mirins.

Em 2003, a Fina Batucada ganhou o Estandarte de Ouro, cedido pelo Jornal O Globo. Tal premiação abriu portas para que o grupo fosse responsável, a convite da Prefeitura do Rio, pela abertura do desfile das escolas de samba campeãs do carnaval carioca daquele ano.

Pela sua qualidade técnica e carisma, a Fina Batucada é convidada para tocar em diversos eventos além das passarelas de onde desfilam escolas de samba.

18h – Show Farra dos Brinquedos
O Grupo Farra dos Brinquedos desperta no público infantil o encanto pela música entre pais e filhos. Os músicos investem na variedade de ritmos, na qualidade dos arranjos e interpretação, no caráter educativo e na dimensão cênica da música.

Criado por cantores e instrumentistas consagrados do cenário carioca, o Farra dos Brinquedos é formado por Pedro Miranda (voz e percussão), Elisa Addor (voz), Marcelo Caldi (acordeom e voz), Daniela Spielmann (saxofones e flautas), Nando Duarte (violão de 7 cordas e contrabaixo acústico), Carlos Cesar Motta (bateria e percussão) e Bebel Nicioli (flauta e clarinete).

O grupo faz um passeio lúdico por canções que retratam o dia-a-dia da relação entre pais e filhos, seus dramas e alegrias; e são inspiradas pela convivência dos jovens artistas com os pequenos. Estão presentes gêneros como samba, choro, tango, polca, salsa, marcha, baião, xote, maxixe, jazz e rock n’ roll. O colorido dos instrumentos e a variedade dos intérpretes visam estimular a interação da garotada.

Algumas canções possuem caráter pedagógico, sem perder a leveza, como é o caso de “Tira o dedo”, que relata a agonia dos pais em ensinar os pequenos a não colocar o dedo na tomada, no pudim ou no nariz. Outras despertam a ludicidade, ao falar da formiguinha, que “corre apressadinha / sai de manhã cedo / e só volta de noitinha”, e do elefante, cuja tromba é imitada por um sax tenor. Os trechos inspirados no blog frases de crianças, os figurinos de Maria Hermeto, a programação visual de Emílio Rangel e a iluminação de Renato Machado corroboram para a atmosfera poética, fazendo o espectador navegar por diversos ambientes, de acordo com o clima de cada canção.

17/12 – Domingo
14h as 21h – Feira de troca de livros e brinquedos

14h30 às 15h30 – Brincando com a Matemática: Quebra Cabeça Estelar (Museu de Astronomia) Oficina interna

16h às 17h Brincando com a Matemática: Quebra Cabeça Estelar (Museu de Astronomia) Oficina interna

16h – Perna de pau Oficina externa

16h às 18h e 19h às 21h (Externa) – Oficina Olhai para o Céu – Observação do sol e do Céu em parceria com o Museu de Astronomia, com oficinas e telescópios.

18h – Show – Folia de Reis Céu na Terra
A Cantoria de Reis do Céu na Terra visita presépios domésticos e públicos desde 1999, louvando musicalmente o sagrado nascimento de Jesus em ruas, praças e casas do Rio de Janeiro e outros locais como Niterói, Rio das Flores, Friburgo, Duas Barras, Visconde de Mauá, Cabo Frio, Duas Barras, Teresópolis e Lumiar, no Estado do Rio de Janeiro; de Januária, Juiz de Fora, Aiuruoca, Ibitipoca e Montes Claros, no Estado de Minas Gerais; e em Maceió no estado de Alagoas. O grupo, formado a partir de relações familiares e vínculos de amizade tem visitado dezenas de domicílios há mais de uma década, beneficiando centenas de pessoas com suas preces, cantos e desejos de prosperidade a cada início de ano. No seu repertório, além de canções próprias, cantos aprendidos com grupos tradicionais com quem, inclusive têm se realizado visitações mútuas que fortalecem os vínculos de reciprocidade e manutenção das práticas ligadas a louvação pelo Sagrado Nascimento de Jesus. A jornada consiste na visita e celebração de presépios, todos integrantes vestidos de branco, e tendo à frente a bandeira que simboliza a própria estrela-guia, e que indicaria, miticamente, os caminhos a serem percorridos. O evento guarda semelhanças fundamentais com as Folias de Reis, como na ordem ritual de entrada e saída das casas, com cantos para anunciar a chegada, para entrar na residência, e para louvar santos, cantadores, donos da casa e o presépio. A Cantoria de Reis foi homenageada recebendo placa comemorativa em 2014 na Gruta dos Santo Reis, município de Rio das Flores pelos seus 17 anos de atividade e conjunto da obra.

Serviço:
FÉRIAS NO CCBB
 Datas: 01, 02, 03 (sexta-feira, sábado e domingo); 09, 10 (sábado e domingo); 15, 16 e 17 (sexta-feira, sábado e domingo) de dezembro de 2017.
Horários: sextas-feiras, shows às 19h (“happy hour”); sábados e domingos, oficinas a partir das 14h e espetáculos musicais a partir das 18h.
Grátis

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -