- Publicidade -

Um Belo Verão

Publicado em:

um belo verão

Não é difícil afirmar que estamos em uma época em que discutir os direitos humanos, principalmente o da mulher e o da comunidade LGBTs, se tornou algo rotineiro. A ponto de muitos pensarem que sempre foi assim, que famosos e desconhecido sempre levantaram bandeiras para o que acham importante.

Mas a realidade é outro. “Um Belo Verão” de Catherine Corsini, aparece para unir as duas problemáticas do momento e dizer que a luta a favor dos direitos humanos é algo bem antigo, mas não era algo simples de ser debatido.

Mesmo com tantos problemáticas postas na mesa, a grande beleza do filme fica por conta de todo o figurino e ambientação dos anos 70, transportando o espectador para uma França no ápice do feminismo. É nesse contexto que encontramos Delphine e Carole, a garota do campo e a mulher da capital, defensora da liberdade sexual.

A história das duas é o grande foco da narrativa, logo, muitas das críticas acabam se perdendo. A luta pela igualdade sexual fica de lado para tratar da aceitação da personagem principal e o preconceito que tem medo de sofrer pelos pais e habitantes da cidade que veio, um lugar machista.

E o único meio que a diretora encontrou para tratar da liberdade sexual foi com sexo. É muito interessante como Cécile de France e Izïa Higelin sempre estão confortáveis com a nudez uma da outra durante o filme, o problema é quando há cenas demais do tipo.

As cenas de sexo são bastante íntimas e mostram tudo das garotas. Somado a uma direção e fotografia muito boas, as cenas se tornam leves, mas ao mesmo tempo fica a pergunta: “Precisa de tanto assim?” Não apenas a produção, mas todo o roteiro é bem leve, repleto de piadas. O drama mesmo fica por conta da relação do casal e a atuação das duas, que como todo bom filme francês, tem seus momentos de explosão.

Outra atriz que se destaca é Noémie Lvovsky de Camille Outra Vez. Ela faz a mãe de Delphine e em grande parte do enredo, permanece quieta, mas os olhares e ações já expressão mais que o suficiente para parabenizar a sua atuação.

No fim, mesmo tendo o estilo de romance leve, Um belo verão finaliza mostrando a realidade a realidade de um relacionamento comum, deixando uma mensagem de que independente de gênero ou sexualidade, nenhuma pessoa deve ser preso ou submissa a ninguém.

Foto em destaque: Copyright CHAZ productions

 

Junno Sena
Junno Sena
Escritor e estudante jornalismo, mas querendo mesmo é comer croissant em frente a Tiffany's. Por falar nisso, alguém sabe para que lado fica o Restaurante no Fim do Universo?

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -