- Publicidade -

Tribo Fulni-ô participa dos eventos da Rio 2016 através do projeto “Raízes da Mãe Terra”

Publicado em:

A Tribo Fulni-ô é o única grupo indígena do Brasil que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua (iatê), assim como rituais que atualmente realizam no maior sigilo. Com a missão de mostrar o mundo a cultura dos índios, eles produzem um artesanato riquíssimo e muita sabedoria em suas danças e pajelanças, um projeto extremamente cultural, não envolvendo nenhuma forma de credo ou religião. Os Fulni-ô também conhecidos como carnijó e formió são grupo indígena que habita próximo ao Rio Ipanema, no município de Águas Belas no estado de Pernambuco/Brasil. Da etnia, descende um dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro: Mané Garrincha e a tenista Teliana Pereira.

O grupo surgiu através de um reagrupamento de diversos povos indígenas que habitavam naquela região. Documentos indicam que, desde a década de 1700, os índios daquela região enfrentam problemas com a ocupação não indígena da região. A distribuição de terras no Brasil, a partir das capitanias hereditárias, serviu como um mecanismo de dispersão de populações nativas, como ocorreu por exemplo, nas terras interioranas de Pernambuco. Os índios Fulni-ô resistiram a ocupação não indígena, mantendo até hoje por exemplo, o ritual do ouricuri.

Em contato com diversas instituições governamentais de ensino e espaços cedidos pela iniciativa privada em diversas regiões do país, nasceu a ideia de criar canais de diálogos voltados ao público infantil, jovem e adulto como forma de sensibilizar as pessoas, e assim resgatar verdadeiros valores da nossa historia e a sabedoria ancestral que reside em cada um de nós.

Os índios fizeram uma participação no clipe que concorre para o enredo do samba da escola de samba Beija-flor/2017.

Os índios se apresentarão no quiosque da praia do Pepê, dia 06, sábado, à partir das 13h e no domingo, dia 07, estarão no quiosque 14 na Av. Atlântica à partir das 13h, com apresentação de cantos e danças indígenas, pinturas corporais.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -