- Publicidade -

Festa da salsicha

Publicado em:

salsicha O trailer definitivamente é “Só a pontinha”, Festa da salsicha é uma animação que, em hipótese alguma, é para crianças. Uma comédia adulta nos moldes de Seth Rogen (Segurando as pontas, Superbad, Ligeiramente grávidos), o que considerando os fatos, normalmente, já não é para todo mundo, nesse caso, a classificação indicativa deveria trazer além da recomendação etária uma recomendação para os fãs de um certo tipo de comédia.

O filme tem um conceito inteligente, que satiriza, de certa forma, o formato das animações da Disney que se usam da ideia de coisas inesperadas como brinquedos, carros e insetos que ganharem vida e sentimentos. Produtos de supermercado que estão vivos em uma dimensão imperceptível ao olho humano, junte a isso um conteúdo chocante, ofensivo e com certeza inapropriado, com muito palavrão e teor sexual e você terá uma ideia do que esperar dessa animação para adultos. É a fórmula da comédia instantânea, você pega uma coisa fofinha ou inesperada e a coloca dizendo e fazendo coisas absurdas.

A comida está viva e aguardando entusiasticamente, que os deuses, que são os humanos os levem pra casa. Assim, eles podem chegar ao além e cumprir o seu destino e ser felizes na vida eterna.

A vida no supermercado é embalada por uma música que funciona como a bíblia e lhes dá as diretrizes de sua existência, isso acontece como uma espécie de seita, que muito se assemelha ao fanatismo religioso. Tudo vai bem até que um dos produtos, um pote de mostarda com mel, comprado por engano, é devolvido e volta ao supermercado traumatizado e apavorado com a realidade do tão esperado futuro que os aguarda. Em um “acidente” que rende uma cena genial, nos melhor estilo de um filme de guerra a lá O resgate do Soldado Ryan a mostarda consegue contagiar a salsicha Frank (Seth Rogen)com uma enorme dúvida existencial que a faz sair em busca de respostas. O desenrolar da história vai muito além da descoberta de que a eternidade não existe e que tudo aquilo em que eles acreditavam na verdade é uma grande mentira inventada para tornar a vida no super mercado melhor. O filme é muito surpreendente em termos de críticas chegando a ser uma espécie de alegoria ao ateísmo, com excelentes referências a diversas questões que envolvem esse universo, em que se discute, por exemplo, o conceito de crença, intolerância religiosa, culpa, entre muitos outros.

Festa da Salsicha, com certeza, tem momentos hilários, porém a comédia é um gênero muito subjetivo e em em tempos em que muito se questiona os limites da comédia e a utilização de estereótipos e ridicularização das minorias que por muito tempo foi um costume arraigado do gênero, o filme vem como uma celebração do politicamente incorreto,  o que pode desagradar e ofender alguns. Porém, sob um outro olhar o filme vai muito além disso ao ser uma enorme zombaria à tudo. A comicidade, entretanto, não se sustenta por muito tempo. A sensação é de que surgiram ótimas idéias para determinadas piadas e que o filme foi todo construído ao redor delas. O roteiro pega essa piada, que é de fato engraçada, e insiste nela repetitivamente o que exaure o formato fazendo com que perca a graça. A expectativa em um projeto com esses é que as piadas sejam constantes e que mantenham um ritmo, o que não acontece e o filme de 89 minutos deixa uma sensação de ser muito mais longo. A animação em si é interessante em alguns aspectos, com alguns personagens bem construídos e bem expressivos e outros nem tanto. Algumas cenas são completamente estáticas, como uma espécie de pintura, e de maneira geral o filme deixa, visualmente, uma sensação de inacabado, mas que não prejudica o desenrolar da história.

Festa da salsicha conta com grande elenco na versão em inglês com Seth Rogen liderando o time de peso que tem Kristen Wiig, Jonah Hill, Edward northon, James Franco, Paul Rudd e muitos outros. A adaptação e as vozes da versão brasileira foram realizadas pelo grupo Porta dos fundos, que por ter um trabalho super alinhado à proposta do filme, com humor e críticas sociais andando lado a lado, caíram como uma luva e fizeram um excelente trabalho, dando uma certa brasilidade às piadas acrescentando nossa incrível variedade de palavrões e expressões obscenas ao conteúdo impróprio do filme.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -