- Publicidade -

Lion: Uma Jornada Para Casa é uma jornada extraordinária por suas raízes

Publicado em:

Dados informam que por ano mais de 80 mil crianças se perdem na Índia entre os seus mais de um bilhão de habitantes. O pequeno Saroo Brierley foi uma dessas crianças e sua intensa e longa jornada de volta ao lar se tornou o filme Lion: Uma Jornada Para Casa, indicado em seis categorias ao Oscar, incluindo melhor filme, roteiro adaptado, ator e atriz coadjuvantes.

A motivadora história de Sarro começa aos cinco anos, quando o jovem se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e passou por uma série de grandes desafios para sobreviver sozinho até de ser adotado por uma amorosa família australiana. Ainda assim, Saroo sentia a necessidade de uma volta ao lar e após 25 anos ele começa uma incansável busca por sua família biológica utilizando apenas o aplicativo do Google Earth.

O roteiro adaptado por Luke Davies retrata com muita delicadeza uma extraordinária busca pessoal por suas raízes. Deixando de lado a utilização do elemento da adoção como um plot device, como estamos acostumados a ver. Assim o longa acerta em mostrar a jornada de Saroo como um desejo de encerrar um ciclo, preenchendo esse vazio que ele sentia há muitos anos.

Tendo na construção de seus dois primeiros atos quase dois filmes diferentes, dando assim o tempo exato para o desenvolvimento das dificuldades de Saroo ainda criança perdido, o filme permite ao público se conectar com o personagem e sentir as dificuldades passadas por ele.

Isso ocorre também graças ao trabalho dos atores que é fantástico! Conseguindo representar com muita verdade toda a relação familiar deles, que é o ponto chave do filme. Desde o estreante Sunny Pawar que vive Saroo ainda criança em uma madura atuação que emociona a todos. Até os indicados ao Oscar, Dev Patel e Nicole Kidman que compartilham uma das mais poderosas cenas do filme. O ponto fora da curva fica para a personagem Lucy, a namorada de Saroo vivida por Rooney Mara. Infelizmente, mal escrita e sem muito a acrescentar a trama não fazendo justiça ao talento da atriz.

Lion: Uma Jornada Para Casa tem um grande valor de produção e uma fotografia excepcional, além de marcar o primeiro longa-metragem do diretor Garth Davis que acertar em cheio em todos os pontos em que ele se propõe para guiar a história. Assim embarcamos juntos com Saroo nesse trem que vai para o lugar nenhuma e aprendemos mais sobre os valores e o que representa o amor familiar.

Renato Maciel
Renato Maciel
Carioca e tijucano, viciado em filmes, séries e tudo envolvendo cultura pop, roteirista e estudante de cinema, podcaster no Ratos de Cinema

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -