- Publicidade -

O ESPETÁCULO “RÉQUIEM PARA DOIS” CHEGA AO RIO ENCERRANDO CIRCULAÇÃO NACIONAL

Publicado em:

A Companhia de Intérpretes Independentes, de Manaus (AM), chega ao Rio com o espetáculo “Réquiem para dois”, trazendo na bagagem experiências para compartilhar sobre a técnica de Movimentação de Membros Superiores (MMS). A programação na Universidade Cândido Mendes, em Ipanema, é totalmente gratuita e inclui workshop no próximo dia 23, palestra no dia 24 e apresentação do espetáculo no dia 27. É a última etapa do projeto de circulação da companhia premiada no ano passado pelo Klauss Vianna, da Funarte, e que passou por Brasília (DF), Belo Horizonte e Ouro Preto (MG).

“Réquiem para dois” aborda a morte sob a ótica de quem fica, com enfoque para as consequência dentro do ser humano que perde um ente querido e como ele reage diante dessa situação. Em cena estão Ricardo Risuenho, que também é o diretor, e Anna Raphaella Costa. “O trabalho foi criado em 2015 a partir de um espetáculo que vi em Belém há mais de 20 anos, baseado na obra inacabada do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, o ‘Réquiem em Ré Menor (K 626)’, de 1791. A abordagem era mais dolorosa, mais sobre as sensações de dor e medo daquele que vai morrer. A nossa é mais leve, mas não deixa de ser poética. Tem a dor da perda, só que com mais nuances”, explica Risuenho.

A apresentação de “Réquiem para dois” terá duas sessões no dia 27, às 17h e às 20h, ambas com entrada franca. Depois da primeira sessão, haverá um bate-papo com o diretor Ricardo Risuenho e a bailarina Anna Raphaella Costa.

As inscrições para o workshop gratuito sobre a técnica de MMS no dia 23, às 10h, com três horas de duração estão abertas, para bailarinos, atores, estudantes e professores de dança. Elas podem ser feitas pelo e-mail producaorequiem2@gmail.com. Assim como o workshop, a palestra do dia 24, às 10h, também será de graça, na Universidade Cândido Mendes, sobre a técnica e a pesquisa desenvolvida pela Companhia de Intérpretes Independentes.

O PROJETO
A Companhia de Intérpretes Independentes, uma companhia de dança teatro com sede em Manaus há 13 anos, investiga uma linha de movimentação específica que dá ênfase às ações dos membros superiores, uma técnica de preparação corporal e uma metodologia para os seus processos de criação.

O projeto de circulação nacional “Réquiem para dois” tem como objetivo a difusão das informações teóricas e práticas adquiridas no decurso dessa investigação para maior compreensão e aprimoramento no seu fazer artístico no âmbito de suas produções.

As apresentações do espetáculo seguidas de uma discussão com a plateia vão possibilitar ao público, além do entretenimento e reflexão sobre a temática, a compreensão do processo de criação da companhia.

Entendendo que os participantes das palestras e workshops da Técnica MMS serão profissionais, professores, estudantes ligados ao trabalho corporal nas artes cênicas, essas atividades vão proporcionar novos caminhos de pesquisa e preparação corporal, contribuindo para o desenvolvimento da dança brasileira.

A escolha das universidades com o curso de graduação em dança e teatro para a realização desse intercâmbio parte da premissa de que o ambiente acadêmico é criado para promover as transformações do conhecimento, tendo um papel fundamental nesse processo, por possibilitar a discussão, o diálogo e a reflexão.

A programação tem apoio institucional da Universidade Cândido Mendes e é a última etapa do projeto de circulação da Companhia de Manaus, premiada no ano passado pelo Klauss Vianna, da Funarte.

O ESPETÁCULO

“Réquiem para dois” tem como tema central a morte, na contramão ao pensamento do filósofo La Rochefoucauld, que afirmava que “não se pode olhar de frente nem o sol nem a morte, porque olhar o sol ofusca a vista, e encarar a morte perturba a vida”. Criado sob o conceito de morte como parte de um ciclo temporal, o espetáculo enfoca a perda, não de quem vai, mas de quem fica.

“Réquiem para dois” foi concebido para dois intérpretes – Anna Raphaella Costa e Ricardo Risuenho. Tendo como base a dança contemporânea, o texto de movimento foi criado por Ricardo Risuenho a partir da pesquisa de movimentação dos membros superiores que a companhia desenvolve há 11 anos. A cenografia composta por uma área do palco coberta por crisântemos, além de duas cadeiras de madeira.

SERVIÇO
Dia 23/3 – às 10h – Workshop sobre a técnica de Movimentação de Membros Superiores (MMS). Inscrições abertas para bailarinos, atores, estudantes e professores de dança pelo e-mail producaorequiem2@gmail.com.
Dia 24/3 – às 10h – Palestra sobre a pesquisa de desenvolvimento da técnica de Movimentação de Membros Superiores (MMS).
Dia 27/3 – às 17h e às 20h – Apresentação do espetáculo “Réquiem para dois”. Palestra dos atores depois da primeira sessão.
Todos eventos são gratuitos na Universidade Cândido Mendes (workshop e palestra) e no Teatro Cândido Mendes (espetáculo)
Endereço: Rua Joana Angélica, 63, Ipanema.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -