- Publicidade -

10 filmes na Era de Ouro de Nicolas Cage. Que tal uma maratona?

Publicado em:

Para alguns ele é considerado um dos mais importantes atores dos últimos 25 anos, para outros ele é considerado um dos mais importantes memes da internet nos últimos 15 anos. Assim podemos definir a irreverente carreira do ator Nicolas Kim Coppola, mais conhecido como Nicolas Cage.

Com 35 anos de carreira e a impressionante marca de mais de 80 filmes em sua filmografia, o ator que é sobrinho do aclamado diretor Francis Ford Coppola, teve um começo difícil em Hollywood. Tentando fugir de acusações de nepotismo devido ao fato de ter estrelado 3 filmes do seu famoso tio, o ator logo no começo adotou o sobrenome Cage para evitar qualquer tipo de acusação.

Apresentando sempre um estilo muito pessoal em suas interpretações, o ator já foi indicado ao Oscar duas vezes, vencendo na categoria de Melhor Ator em 1996 pelo filme Despedida em Las Vegas. Os problemas na carreira de Cage começaram realmente a partir de 2006 com a crise do mercado imobiliário e uma acusação de fraude com sua declaração de impostos que acabou o levando a falência. A necessidade de conseguir pagar as dívidas fez o ator embarcar em uma longa sequência de fracos projetos simplesmente com o intuito de ganhar dinheiro.

Assim antes de se tornar piada na internet e o rei dos projetos mais genéricos de Hollywood, nós vivemos a era de ouro de Nicolas Cage, não acredita? Então dá uma olhada nesses 10 filmes abaixo que selecionamos para vocês.

arizona10 – Arizona Nunca Mais (1987)
Um dos clássicos dos irmãos Cohen, Arizona Nunca Mais foi importante para começar a definir o estilo dos diretores e injetando doses de humor em seus filmes. Isso funciona graças à atuação abobalhada do jovem Nicolas Cage que tem um de seus primeiros grandes papeis em Hollywood. O estilo de atuação do ator encaixou perfeitamente com o roteiro e os diretores souberam tirar o melhor de Nicolas Cage, uma verdadeira pena que essa parceria nunca mais se repetiu.

Feitiço da Lua09 – Feitiço da Lua (1987)
Seguindo direto o sucesso do nosso filme anterior, Cage surge nessa interessante parceria com a cantora Cher na comédia romântica Feitiço da Lua. O longa que foi um sucesso imediato é considerado um divertido e doce clássico do gênero, que agradou também a crítica já que o filme recebeu 6 indicações ao Oscar. As atuações energéticas e o carisma de Cher e Nicolas Cage definitivamente são o combustível para o sucesso desse filme.

Coração Selvagem08 – Coração Selvagem (1990)
Aqui temos um poderoso road movie que marca mais uma importante parceria de Nicolas Cage, dessa vez com o grande diretor surrealista David Lynch. O filme assume tantas características de um sombrio conto de fadas contado na beira das estradas norte-americana, que acaba virando um drama de humor negro com as características principais de David Lynch. O estilo de Nick Cage, mostrando como ele conseguia atrair as atenções sem precisar fazer um papel tão caricato, encontrando aqui um equilíbrio entre seus fortes exageros.

vegas07 – Despedida em Las Vegas (1995)
O filme que rendeu a primeira indicação e o único Oscar da carreira de Nicolas Cage, é sem dúvidas o filme essencial na carreira do ator. Servindo como prova para todos aqueles que duvidam do talento do ator. A figura trágica aqui representada por Cage é perfeita, na representação de um homem que está afim de cometer suicídio e resolve ir até a Las Vegas e beber até morrer. Só que essa viagem acaba sendo um mapa emocional na vida desse personagem interpretado aqui com maestria pelo ator.

facd06 – A Outra Face (1997)
Durante os anos 90 Nick Cage começou a sua carreira como astro de filmes de ação, sendo um dos mais importantes nomes no gênero nessa década, com bons filmes como A Rocha e Con Air. Mas o escolhido aqui é o sensacional A Outra Face, dirigido pelo mestre dos filmes de ação John Woo. Nesse filme também protagonizado por John Travolta, temos a surreal premissa onde Sean Archer, um agente do FBI, cujo maior inimigo é Castor Troy, um terrorista protagonizado por Cage. Numa operação antiterrorismo ultra-secreta, ambos assumem a aparência um do outro. Os exageros nas atuações de ambos os atores rendem momentos impagáveis e clássicos, além das cenas de ação estilizadas que são cortesia de Woo.

limite05 – Vivendo no Limite (1999)
A reunião do diretor Martin Scorsese e com o roteirista Paul Schrader gera o pouco valorizado filme Vivendo no Limite, um dos filmes que mais exigiu da atuação de Nicolas Cage. A visão única e caótica da dupla para a cidade de Nova York é memorável e a construção do personagem de Cage é ótima apresentando nuances do icônico Travis Bickle (personagem de Taxi Driver)

Adaptação04 – Adaptação (2002)
A segunda parceria de Spike Jonze com Charlie Kauffman, apresentam um grande desafio para Nicolas Cage, uma performance dupla. Vivendo os personagens de um roteirista com crise existencial que tem a difícil tarefa de adaptar um livro para o cinema e seu irmão gêmeo, que tem a mesma profissão. Dando vida aos dois personagens nós podemos ver todo o alcance do talento do ator, conseguindo apresentar bem as extremas diferenças de ambos os personagens. O trabalho foi recompensado com uma segunda indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator.

vigaristas

03 – Os Vigaristas (2003)
Mostrando estar sempre rodeado dos melhores diretores, Cage dessa vez estrela o drama com boas pitadas de humor-negro do diretor Ridley Scott. No filme acompanhamos o trambiqueiro Roy que sofre de hipocondria e tem obsessão por limpeza. E juntamente com seu sócio Frank planeja um último golpe, mas é quando surge Angela, sua filha de 14 anos, que ele nunca chegou a conhecer, que tudo sai do esperado. Todos os maneirismos do ator e seus vícios funcionam perfeitamente para o personagem, conseguindo injetar boas doses de humor.

armas02 – Senhor das Armas (2005)
Um olhar profundo sobre o mundo do contrabando das armas, visto pelos olhos de Yuri Orlov, que ficou milionário se aproveitando do fim da Guerra Fria, do colapso da União Soviética e do crescimento do terrorismo internacional para fazer negócios em todas as partes do mundo. A atuação de Cage e do ator Jared Leto que vive seu irmão no filme, são os principais pontos do filme. Nick aqui apresenta muito de seu charme e carisma para dar vida ao negociante de armas, fazendo o público se importar com uma péssima pessoa. Em entrevista o diretor Andrew Niccol disse não escrever seus filmes pensando em um ator para o papel, mas que ele sabia que somente Nicolas Cage poderia representar esse charme para dar vida a essa figura diabólica.

joe01 – Joe (2013)
Após apresentar uma série de fracassos e atuações pouco inspiradas, Nicolas Cage surpreende em sua atuação no filme independente Joe do diretor David Gordon Green. Aqui o ator vive o ex-presidiário que é longe de ser um modelo a ser seguido e acaba servindo de espelho para um jovem de 15 vivido pelo ator Tye Sheridan. Aqui vemos que em menor escala e com uma boa direção o ator ainda consegue entregar boas atuações, conseguindo sair do piloto automático em que ele vem apresentando nos últimos anos.

Renato Maciel
Renato Maciel
Carioca e tijucano, viciado em filmes, séries e tudo envolvendo cultura pop, roteirista e estudante de cinema, podcaster no Ratos de Cinema

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -