- Publicidade -

Monólogo, “Para onde ir” reestreia na Casa de Baco, na Lapa.

Publicado em:

Construído a partir do personagem Marmieládov, do romance Crime e Castigo, escrito pelo russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881), e da trama de Uma temporada no inferno, do francês Arthur Rimbaud (1854-1891), o monólogo “Para onde ir” marcou a estreia da atriz e produtora Viviani Rayes na direção e traz Yashar Zambuzzi no papel de Marmieládov. Ambos são fundadores da Te-Un TEATRO e, entre vários trabalhos juntos, atuaram e produziram a aclamada Blackbird (David Harrower) que ficou em cartaz de 2014 a 2017.

“Para onde ir” reestreia dia 5 de maio, sexta-feira, às 19h30, na Casa de Baco, na Lapa, com sessões de sexta a domingo, sempre às 19h30, até 28/05/2017, após uma intensa temporada, de terça a domingo, na Casa de Cultura Laura Alvim, transformando a Sala Rogério Cardoso em uma Taverna. Alcoolismo, desemprego, pobreza, miséria, violência contra a mulher, prostituição infantil, infanticídio e autodestruição são temas pelos quais passeia a bem-sucedida adaptação de Yashar Zambuzzi.

A abordagem de temas como prostituição infantil, abuso, violência contra mulher, miséria, entre outros, é realizado com maestria retratando a atualidade contemporânea que muitas vezes nos foge aos olhos, ainda que em constante presença.

Há mais de dez anos, Yashar estuda a transformação da literatura clássica em fenômeno cênico, especialmente as obras de Dostoiévski, pela importância de suas questões perenes sobre a condição humana. A concepção do espetáculo interliga Dostoiévski e Rimbaud a Bertold Brecht (1898-1956) o que faz da peça, segundo Viviani e Yashar, também uma homenagem à poesia crítica do poeta e dramaturgo alemão.

O monólogo conta a história de Marmieládov, funcionário público, alcoólatra, que, após perder o emprego, vai beber numa taberna. Ele acompanha a chegada dos fregueses e aproxima-se ora de um, ora de outro, para contar-lhes as dificuldades que passa por conta do vício, a necessidade de sustentar sua família e as desventuras de sua vida. A peça dialoga com o público numa linguagem dinâmica e coloquial, promovendo um contato direto e desmistificador com dois grandes autores da literatura universal cujas obras têm, em comum, as situações extremas da vida.

“Para onde ir” nos convida a uma reflexão sobre vício, a noção de culpa que se instaura no coração humano diante do mal praticado ao outro, a tentativa de compreender o sofrimento humano diante das injustiças e o desejo de redenção que a culpabilidade pode suscitar.

Formato de arena, a ambientação cênica reproduz uma taberna. O público ao entrar na sala de espetáculo, ou melhor, na taberna recebe uma dose de cachaça e/ou café, para serem consumidos com porções de amendoim presentes nas mesas, onde podem apoiar o jogo americano que recebem na entrada, que nada mais é que o programa da peça. Tudo pensado e conduzido para tornar a experiência cênica e a interação com o público em um momento interativo.

SERVIÇO:
“Para onde ir”
Temporada: 05 à 28 de Maio,  de sexta a domingo às 19h30h.
Local: Casa de Baco (Rua Da Lapa, 243, – Centro)
Duração: 60 min
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 14 anos
Lotação: 60 lugares
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -