- Publicidade -

Ronaldo Tapajós lança seu primeiro romance, “Lux, o vira-lata” em Botafogo

Publicado em:

Exímio contador de histórias, o músico, poeta, escritor e roteirista – entre outras atribuições que lhe são cabíveis muito antes do temo multi-artista cair em uso – Ronaldo Tapajós lança seu primeiro romance, “Lux, o vira-lata” no Olho da Rua, no dia 27, quinta.

A noite, que começa às 19h, contará com leitura de trechos da obra pelo autor e atores convidados e ainda, às 21h, com o show “Vamos Estar Fazendo”, de Pedro Sá e Domenico Lancelotti, em que a dupla passeia por vários estilos só com bateria, guitarra e voz. Numa atmosfera de jam session, experimental e com diferentes texturas e sonoridades, os músicos, que se conhecem desde tenra idade, constroem canções e ritmos em constante transformação. Diogo Strauz assumirá a pick ups, antes e depois da apresentação.

Sobre o livro
Através da trama ambientada no início dos anos 1980 que retrata as nuances da sociedade da década que Ronaldo conhece tão bem, camadas da psique dos personagens transbordam em sua deliciosa e fluida escrita. Ao ser contratado para uma série de apresentações em uma empresa estatal de energia elétrica, o grupo de teatro de rua Mambembes, fiel representante da efervescência artística e libertária da época, entra em contato direto com o regime militar. Do encontro entre o simbólico e o real resulta um choque inevitável. E em meio a conspirações, questões existências vêm à tona em paixões, desejos, sexualidade à flor da pele, ambiguidades e loucura. O vira-lata Lux participa decisivamente da trama, mas ninguém fica sabendo disso, a não ser o próprio leitor.

“Conheço Ronaldo desde o século XX, ou seja: já há muito tempo. O Ronaldo, que é da geração dos meus heróis, viveu, claro, o século XX muito mais intensamente do que eu. Temos já duas décadas de amizade, mas nunca deixei de me impressionar pelo conteúdo e, principalmente, pela forma com que ele ao mesmo tempo me contava sobre suas vivências e me ensinava os detalhes necessários sobre o século que nos fez. Meus ouvidos incautos gostavam mesmo do colorido, das idas e voltas, dos métodos narrativos que Ronaldo, pausadamente, premeditava durante sua contação. Vida, criação, amor, música, livros, tudo em Ronaldo resulta em caso”., comenta o poeta e compositor Mariano Marovatto na orelha do livro.

Mais sobre Ronaldo Tapajós
Figura presente na cena artística carioca desde anos 60, desde então ele vem trafegando por diversas expressões. “Meus interesses são plurais, mas posso dizer que o violão é meu fio condutor de observação do mundo. É fazendo música que aprendo o resto”, diz ele.

Sua carreira iniciou-se nos anos 60, formando a dupla Rô e Carlinhos, que teve dois compactos lançados, e participou dos festivais e programas de TV da época. A censura de suas músicas pela ditadura o levou ao teatro, como diretor, e depois ao rádio, para onde migrou sua inventividade à concepção e direção de premiados programas de rádio.

Em 1986, com a abertura política, lançou “Cinema”, elogiado álbum em que suas canções autorais ganharam participação de Alex Meirelles, Annabel e sua mulher e parceira criativa, Tetê Sá, além de Paulo Moura, como convidado especial, e o artista plástico Waltercio Caldas assinando a arte da capa sobre uma foto de Miguel Rio Branco. “Sem Teto”, uma das faixas do disco, foi relançada neste ano dentro da coletânea “Outro tempo: electronic and contemporary music from Brazil, 1978-1992”, um garimpo de artistas de vanguarda do período.

Desde 2005, outra de suas facetas ficou conhecida: a inconfundível voz rouca que é marca registrada dos canais Telecine. Já a literatura ganhou ares oficiais quando lançou dois livros infantis e outras publicações como gostwriter, mas sempre esteve presente em poemas e textos. Depois das “histórias curtas”, como gosta de chamar, que vem escrevendo ao longo dos últimos anos, eis seu primeiro romance. “Um romance que é a materialização do pensamento oral de Ronaldo Tapajós. Um presente para todos nós que acompanhamos apaixonados a vidaobra de Rô, mas principalmente um presente para quem ainda desconhece o artista estupendo que está, pela primeira vez, nessas páginas”, completa Mariano Marovatto.

Serviço:
Festa de lançamento “Lux, o vira-lata” com show de Pedro Sá e Domenico Lancelotti e discotecagem de Diogo Strausz
Local: Olha da Rua (Rua Bambina, 06, Botafogo )
Capacidade: 220 pessoas
Noite de autógrafos a partir das 19h, show às 21h
Entrada gratuita

Foto: Geraldine Pazstor

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -