- Publicidade -

Apresentações de orquestras e aula no Paço Imperial

Publicado em:

Orquestras são muito mais que a soma de talentosos músicos e elaboradas peças. Orquestras possuem diversas formações. Heitor Villa-Lobos deu tratamento especial aos instrumentos para cada uma delas. No dia 17/06 (sábado), o assunto será abordado na masterclass “Formações Orquestrais em Villa-Lobos”, guiada pelo maestro Marcelo Jardim, professor da Escola de Música da UFRJ. A abertura fica por conta das Orquestras do Projeto Villa-Lobos e as Crianças. O evento é gratuito.

Durante o estudo, a ideia é falar sobre o tratamento individualizado que o compositor Villa-Lobos prestava a cada instrumento nas diferentes formações orquestrais. Serão apresentados os processos de interpretação dos diversos instrumentos em uma mesma obra para as três formações: orquestra sinfônica, banda sinfônica e orquestra de sopros. O professor Marcelo Jardim leciona Regência de Banda e Prática de Orquestra na Escola de Música da UFRJ, sendo responsável pela direção musical da Orquestra de Sopros da mesma instituição. Participa anualmente da Midwest Clinic Conference, em Chicago (EUA). E faz parte do Conselho Diretor da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles).

Sob a regência do maestro Sérgio Barboza, a Orquestra Filarmônica apresenta repertório didático e artístico, que inclui peças de Heitor Villa-Lobos. Já a Orquestra Popular Tuhu é composta por flautas, clarinetas, saxofones, trompetes, trombones, baixo, violão, cavaquinho, acordeon e percussão. O repertório é calcado no imaginário carioca, com uma sonoridade urbana e contemporânea. A regência e os arranjos são de Maria Clara Barbosa.

A programação do dia se inicia às 12h, com a apresentação das Orquestras Filarmônica e Popular Tuhu. A partir das 13h, é a vez da masterclass “Formações Orquestrais em Villa-Lobos”. Os eventos são sujeitos a lotação e abertos a todos que tenham interesse na música popular e erudita, profissionais ou admiradores.

O Projeto Villa-Lobos e As Crianças desenvolve um trabalho cultural através da música, que visa à profissionalização de jovens talentos de comunidades carentes no Rio de Janeiro. Criado em fevereiro de 2008, tem como ponto de partida os ensinamentos pedagógicos do maestro Heitor Villa-Lobos. O Projeto, dirigido por Turíbio Santos, é patrocinado pela Vivo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço
Masterclass Formações Orquestrais
Data: 17/06/2017 (sábado)
Horário: 12h
Local: Paço Imperial (Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro/RJ)
Entrada: gratuita
Classificação etária: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -