- Publicidade -

“Homem Aranha: De Volta ao Lar” marca o recomeço de uma nova franquia

Publicado em:

Desde o começo do universo cinematográfico da Marvel em 2008 os fãs esperavam ansiosamente por alguma oportunidade de ver o Homem Aranha ser integrado nessa franquia. Mas foi apenas em 2015, depois de um acordo inédito em Hollywood entre a Marvel Studios e a Sony Pictures que permitiram a participação do cabeça de teia nas aventuras dos Vingadores. Agora chegamos ao lançamento de “Homem Aranha: De Volta ao Lar” o filme que marca um recomeço na franquia do personagem e a sua volta de onde nunca deveria ter saído, os braços da Marvel.

Temos aqui talvez o melhor filme do Homem Aranha desde 2004, se mostrando uma adaptação que entende o personagem e entende que era uma franquia que precisava se reinventar, afinal já são seis filmes em 15 anos. Assim, abraçando a essência do Aranha espalhada pelas mais diversas mídias, De Volta ao Lar dá a sensação de ler uma história do personagem, da mesma forma que parece ser um episódio da série animada Ultimate Spider Man, que é sucesso de público atualmente.

Com isso o maior trabalho dos roteiristas John Francis Daley e Jonathan Goldstein era criar uma história diferente para apresentar o Homem Aranha, sem fugir das origens do personagem, mas sem a necessidade de mostrar ele sendo mordido pela aranha ou já vista diversas vezes morte do tio Ben. Por isso a escolha de ambientar o filme na escola foi a mais correta, pois além de acompanharmos um lado inédito do personagem no cinema, ela ainda acerta em retratar o ambiente como uma escola de verdade, repleta de diversidade nos alunos, que parecem jovens comuns e não representações de clichês de nichos escolares americanos.

Nessa parte que vemos a tão comentada referencia aos filmes do diretor John Hughes, com inclusive uma clara referência e citação a Curtindo a Vida Adoidado em uma cena. Toda atmosfera de filmes adolescente é recriada muito bem pelo diretor Jon Watts, que trabalha muito bem com o elenco jovem com Zendaya, Jacob Batalon e Tony Revolori tendo excelentes momentos no filme.

É interessante e divertido ver Peter Parker como um adolescente normal precisando lidar com os problemas do dia a dia na escola e ainda precisa conciliar com o trabalho de super-herói, trazendo um equilíbrio perfeito entre Peter e o Homem Aranha. Isso faz o personagem ser mais leve e fácil de relacionar, deixando o público mais próximo do personagem. Fora as hilárias situações criadas, onde o filme coloca o Aranha em posições e lugares que não vimos no cinema, como atuar no crime no subúrbio sem grandes prédios para se balançar.

Mas se Peter e Homem Aranha brilham é graças a atuação de Tom Holland, que mostra aguentar o peso de ser protagonista de um grande filme e abraça a responsabilidade de dar vida ao herói. Conseguindo trazer um misto de inocência e força de vontade ao personagem, conseguindo em apenas um filme se tornar uma referencia imediata quando pensamos em Homem Aranha no cinema. Outro ponto importante é que um grande herói precisa de um grande vilão, e aqui temos o Abutre vivido por Michael Keaton, retornando ao universo dos super-heróis. O ator consegue trazer charme ao personagem, sem deixar de lado um tom ameaçador. Além de possuir uma interessante jornada, não esperada para o vilão, dando uma tridimensionalidade a Adrian Toome.

Além disso o filme tem a participação de Robert Downey Jr. reprisando o papel de Tony Stark, que era uma grande preocupação dos fãs do Aranha, pois existia o medo do Homem de Ferro roubar a atenção do filme, mas isso não acontece. Downey Jr. está presente em momentos pontuados apenas para servir de mentor de Peter, mostrando uma excelente química com Tom Holland.

Ainda sim De Volta ao Lar, não é um filme perfeito. E por mais que a escola seja interessante e um sopro de ar fresco nos filmes do herói, existem partes nela onde o ritmo desacelera muito e perde o seu andamento. Além disso Jon Watts que por mais que acerte e muito no trabalho dos atores e na construção da história, se perde nas sequencias de ação. Com cenas que não passam intensidade e nem um real senso de perigo ao personagem.

Acho que podemos dizer que em vez de uma típica história de origem de herói, temos uma típica história de “puberdade” do adolescente e do herói. Fazendo “Homem Aranha: De Volta ao Lar” algo diferenciado dentro do universo Marvel e abrindo portas para uma série de novas possibilidades e aventuras para o amigão da vizinhança.

Confira o Rota Geek sobre o Homem-Aranha: 

Renato Maciel
Renato Maciel
Carioca e tijucano, viciado em filmes, séries e tudo envolvendo cultura pop, roteirista e estudante de cinema, podcaster no Ratos de Cinema

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -