- Publicidade -

O Rock e o Blues da banda Pardais que lança seu primeiro disco autoral

Publicado em:

A cena do rock nacional independente está em constante movimento, sempre com grandes bandas realizando shows e ganhando uma série de seguidores. Uma desses grupos é o Pardais, que já conta com 4 anos de estrada e está próximo do lançamento de “Lineia” seu primeiro disco autoral. A banda que é formada por Pedro Conde (Voz/Guitarra), Guilherme Almeida (Guitarra), Felipe Velho (Baixo) e Diego Menescal (Bateria), faz um som muito próprio com uma mistura rock, blues e uma pitadinha de pop. Juntos a banda já lançou diversos vídeos em seu canal no YouTube, ficando o destaque para o divertido clipe de “Eu Vi Você” lançado em 2016.

Agora, o grupo está se preparando para entrar em uma nova fase, com o seu novo single “Só Minha” tendo o seu clipe lançado oficialmente, a banda foca as atenções para o lançamento do disco, que irá ocorrer em grande estilo, em uma festa no famoso Estúdio Floresta. E para falar um pouco da carreira da Pardais e da preparação do disco nós vamos bater um papo com o vocalista da banda, Pedro Conde.

Pode-se dizer que a banda está atualmente em seu melhor momento profissionalmente, a alguns dias do lançamento do disco Línea. Mas vamos falar dos primeiros dias, como a banda começou?

Pedro Conde – Então a gente já toca no underground há muito tempo e já tocamos juntos em outras bandas. O Almeida (guitarrista) com o Velho (baixista) e eu com o Menescal (baterista), ficamos assim mais de 10 anos tocando estilos diferentes e ganhando experiência. Até que eu vi a banda do Almeida com o Menescal e eu chamei eles pra gente fazer uma jam de blues. Acabou que isso não deu muito certo, mas pouco tempo depois teve um dia que vagou uma banda pra tocar no bar Saloon 79 e eles me convidaram pra fazer vocal e acabou que rolou uma química maneira e deu super certo sabe. Dali a gente começou a tocar sério e fomos fazendo shows cover pra começar né, ganhar capital e experiência. Mas sempre colocando as músicas próprias nos shows, até porque a intenção da Pardais sempre foi ser uma banda autoral. Hoje nós já temos onze músicas e nove delas estão no disco, sendo sete inéditas e duas que nós já lançamos antes e chegam agora em versão remasterizada.

E falando no processo do disco, como você disse vocês já tem uma experiência em estúdio, mas como foi entrar pela primeira vez para gravar um disco?

Pedro Conde – A gente tinha a experiência de banda totalmente independente sabe, era entrar lá e tocar. Mas profissionalizar era outra história, e a gente já tinha feito gravações com amigos antes, tentando sempre minimizar os custos. Mas a gente foi muito sortudo porque o produtor do nosso disco que é o Pedro Sodré é um monstro na produção fonográfica, ele comprou o projeto e embarcou com a gente nas ideias que a gente tinha pro disco. Ele é um cara atento nos mínimos timbres, fazendo a mão dele ser visível no disco. Além disso nós contamos com uma produção lírica longa do Lucas Van Hombeeck, ele é um poeta muito talentoso que ajudou a gente na finalização das letras. Foi assim, nós embarcamos na vibe mais profissional, mas sempre mantendo os amigos e pessoas que compartilham das nossas ideias ao nosso redor. Foi um processo delicado e que é muito importante pra gente.

As músicas de vocês possuem uma mistura de riffs pesados, com um baixo bem forte no funk e melodias mais populares que ficam na cabeça. Como é o processo de composição de vocês?

Pedro Conde – Então pode parecer clichê isso de se rotular de um estilo só sabe, mas até a capa do nosso disco que foi feita pelo Bruno Debize, fala muito sobre isso e reflete na mistura de estilos que é a Pardais. A gente costuma pegar vários estilos que a gente gosta e faz uma unidade, transformando em algo com a cara da Pardais, que quando a galera escuta já consegue identificar que é uma música nossa. Sem isso de chegar e falar que isso é um rock, um pop rock ou qualquer coisa do tipo. Já na composição a gente costuma levar pro estúdio e debater e criar junto, nas letras e nos arranjos. As vezes muita coisa boa fica de fora, mas é assim mesmo. Nós ainda temos sorte de contar com grandes parceiros como foi o Lucas que ajudou na finalização das letras e ainda teve a parceria do nosso brother Pedro Marques que trouxe a ideia da música “Sinto Muito Vou Pro Sul” e nós acabamos escrevendo juntos. Enfim a banda inteira ajuda, ainda mais quando ficamos desesperados pra achar um verso pra ficar legal pra encaixar. Sempre inspirado em experiências.

Vocês acabaram de lançar um novo vídeo clipe para a música “Só Minha” o resultado foi realmente mais um clipe bem divertido. Como foi a gravação do clipe e o porquê da escolha de “Só Minha” como primeiro single?

Pedro Conde – Cara “Só Minha” a gente achou que era porrada pra abrir o disco e a gente queria uma música com uma pegada assim, porque a primeira impressão às vezes é a que fica. Então a gente pegou essa música porque ela também mistura uma vibe mais dançante e alto astral, mas ao mesmo tempo ela tem um riff marcante e guitarras com bastante drive. Já o clipe ele é mais um da nossa série “do your self”, a gente contou com a ajuda dos amigos na gravação do clipe que ficou super divertido. Era só uma câmera, com o fundo toda hora mudando e todo mundo metendo a mão na massa e acabou que o resultado ficou bem maneiro.

A Pardais faz parte de um grande número de novas bandas de rock que tentam restabelecer a cena do rock nacional, em especial na cidade do Rio de Janeiro. Como vocês avaliam a cena do rock nacional hoje em dia?

Pedro Conde – Cara eu acho que na cena do rock sempre faltou espaço pra música independente, desde a época da “Rádio Cidade” que só tinha um programa domingo para as bandas que buscavam o seu espaço. Mas é chato porque se a gente entrar nessa, nós vamos falar do discurso de globalização dos estilos e tal, porque tudo que toca no rádio é extremamente produzido, uma coisa ou outra que é pinçada do independente que acaba fazendo sucesso. É foda porque tem muita banda boa sabe e as bandas agem por traz do mainstream. Tem muita gente legal tocando pra caralho e fazendo muito show, até mesmo fora do Brasil. Mas a galera que não acompanha o cenário acha que não ta acontecendo nada, mas ta acontecendo muita coisa por trás. O brasileiro gosta muito de rock, o carioca também gosta muito de rock n’ roll, temos aqui muitas bandas fodas que são referências pra gente.

E o quanto vocês acham que mudou do primeiro show de vocês até hoje?

Pedro Conde – Eu acho que a diferença era na questão de conseguir mais espaço pra tocar, porque no começo éramos uma banda mais cover, então era mais fácil conseguir espaço assim. Agora que o nosso show é totalmente autoral tem muito contratante que não tem tanto interesse em dar esse espaço sabe. Mas por a gente já ter um tempinho na estrada à galera já se interessa, tem uma galera que acompanha a gente. E agora com o lançamento do disco a gente acha que vai conseguir chegar mais longe e atingir mais pessoas.

Agora que a meta do disco já foi completada, o que podemos esperar da Pardais?

Pedro Conde – Pô foi mais de um ano de muito trabalho pra terminar esse disco, a gente ta louco pra fazer mais shows e levar o disco pra galera. Estamos com alguns contatos pra shows fora do Rio de Janeiro, vai ser legal. Então agora é pé na estrada.

A Festa de lançamento do novo disco “Lineia” acontece no Estúdio Floresta (Ladeira dos Guararapes, 115 – Cosme Velho – Rio de Janeiro), no dia 15/07 (Sábado) as 22h.
Ingressos: R$ 20 Censura: 18 anos
Acompanhe a banda nas rede Sociais : www.facebook.com/BandaPardais
www.instagram.com/bandapardais

 

Renato Maciel
Renato Maciel
Carioca e tijucano, viciado em filmes, séries e tudo envolvendo cultura pop, roteirista e estudante de cinema, podcaster no Ratos de Cinema

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -