- Publicidade -

“A Cozinha”, peça do ator Felipe Haiut, é inspirada em uma experiência real

Publicado em:

As portas da cozinha de uma casa no Humaitá estão abertas para um público de exatas dezessete pessoas assistirem a um reencontro de dois amigos de infância e suas respectivas esposas. Miguel (Felipe Haiut) namora Letícia (Julia Stockler) e Rodrigo (Saulo Arcoverde) namora Carla (Catharina Caiado); os casais penetram ao longo da curva dramática um diálogo conflituoso próprio daqueles pares que pretendem um dia chegar à alta sociedade, mas se deparam o tempo todo com as vicissitudes e trivialidades da vida.

A relação entre Miguel e Rodrigo é bastante explorada. Vem à tona, mais pela boca e insistência desmedida de Miguel, um segredo sobre o passado dos dois amigos em Guapimirim. A juventude passada de ambos passa a ser o objeto de uma acalorada discussão e de polarização até mesmo entre as suas respectivas mulheres.

Uma inicial cordialidade e até dulcifluidade dão lugar, no ápice energético da trama, a um confronto que tensiona todo o público. O casal anfitrião parece de início lutando contra o fracasso de seu relacionamento e, ao receber os convidados, transfere toda a sua carga de frustrações a estes últimos. Em algum momento, Rodrigo tem de abrir mão de sua postura patriarcal e conservadora para atender à carência inconsequente de Miguel.

As mulheres não exatamente competem entre si, mas giram em torno desta relação esquizoide entre seus maridos. Carla, em realidade, chega a alimentar a querela entre os homens e Letícia, em um perfil brando e do lar – apesar de manter certa agressividade interna – acompanha com resignação a situação que se apresenta e que lhe foge do controle. Saulo Arcoverde e Catharina Caiado brilham e proporcionam ao espectador momentos de suavidade e de prazer cênico, enquanto Hayut e Stockler forjam a base dramátca que servirá de trampolim para mesmerismo do casal visitante.

Há muito de Edward Albbie (“Quem tem medo de Virgínia Woolf?”) e de Yasmina Reza (“Deus da Carnificína”, filmado por Roman Polanski, em 2011) no texto: dois casais que discutem. Mas a peça é mais do que isso. Poderia ganhar os palcos de um teatro, apesar de ter ficado muito bem ambientada no cômodo espaçoso do casarão aos pés do Cristo.

Para assistir ao espetáculo, é necessário enviar um e-mail para vouacozinha@gmail.com e receber a confirmação da produção.

Felipe Mury
Felipe Mury
Felipe Mury é ator formado pela Casa de Artes de Laranjeiras e bacharel em Direito pela UFRJ. Amante das Artes Cênicas, especializou seu olhar em relação ao Teatro, sendo uma ficcionado por Shakespeare e Brecht.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -