- Publicidade -

Irina, solo apresentado por Raquel Iantas, volta aos palcos no Teatro Glauce Rocha

Publicado em:

Irina, solo apresentado por Raquel Iantas, depois de uma linda temporada em outubro do ano passado, no Sesc Copacabana, volta aos palcos e abre a programação teatral carioca 2018, a partir do dia 05 de janeiro, no Teatro Glauce Rocha, no Centro da cidade. Além das cinco semanas de temporada no Glauce Rocha, “Irina” fará apresentações gratuitas na ‘Colônia Juliano Moreira’, no dia 10 de janeiro.

Espetáculo  nasceu de um texto escrito pela própria atriz, a partir de memórias de sua infância, adolescência e juventude no Paraná das décadas de 60 a 80 do século passado. A ideia do texto foi expressar os afetos e o estado de espírito da infância e não simplesmente fazer um relato de memórias pessoais. Nove histórias da menina solitária e imaginativa de uma família operária, a convivência com a grave doença da mãe, um mundo para poucos sonhos, retratado em histórias que misturam realidade e ficção. A paixão pela arte, os afetos, inseguranças, medos as imagens criadas para construir ambientes. Irina é o retrato de uma vida que fez, de sua vocação, a mudança e a procura de sua própria história.

Em abril do ano passado, Raquel fechou as nove narrativas que compões o espetáculo, nove episódios independentes que misturam realidade e ficção, onde buscou expressar mais os afetos e o estado de espírito da infância e adolescência do que o relato de memórias pessoais. E Irina nasceu. “Irina, Irene, tem origem no nome grego eiréne, que quer dizer paz, “a que traz a paz”, ou “pacificadora”. Em tempos conturbados como o que vivemos, me agrada muito a intuição ter me levado a esse nome”, explica a autora e atriz.

Texto finalizado, três nomes surgiram naturalmente, por razões artísticas e afetivas, para ajudar a conceber o espetáculo, Aderbal Freire Filho, Eleonora Fabião e Marcio Abreu. E ainda contou com a ajuda de Bruno Lara Resende, presente desde o processo de escrita, que acompanhou de longe as residências e fez críticas pontuais e certeiras, que resume: a marca de Irina é a autenticidade. Narrativas com qualidade literária, sem sentimentalismo nem auto indulgência. É o retrato de uma vida livre dos clichês. Completando a ficha técnica, Rodrigo Portella (diretor de ‘Tom Na Fazenda’, com 5 indicações ao Prêmio Shell e 7 indicações ao Prêmio Cesgranrio, incluindo Melhor Direção) assina a iluminação, Marcia Rubin a direção de movimento, Domingos Alcântara a direção de arte e figurino, Tato Taborda a trilha sonora, e Bruno Bastos e Caetana Lara Resende o projeto gráfico.

Apresentações gratuitas
O Primeiro espaço onde Irina vai se apresentar e fazer uma troca artística será na “Colônia Juliano Moreira/ Museu Bispo do Rosário”. No dia 10/01 Raquel Iantas vai apresentar as nove narrativas de Irina no “Polo Experimental” exclusivamente para os usuários do sistema de saúde mental que frequentam as oficinas do Polo, onde desenvolvem trabalhos nos ateliers de pintura, escultura, mosaico, costura e bordado. Após a apresentação, teremos um bate-papo, onde será proposto a troca artística. A partir das narrativas de Irina cada usuários desenvolverá um trabalho na sua área, tendo como fonte de inspiração as nove histórias contadas pela atriz/escritora. No dia 31 de fevereiro a atriz volta à Colônia, agora para apresentar Irina não apenas para os frequentadores do Polo, mas para toda a comunidade e funcionários da Colônia e do Museu. Essa apresentação será acompanhada pelos trabalhos que foram desenvolvidos pelos artistas do Polo a partir do primeiro encontro com Irina. É o teatro como veículo de integração entre os artistas e a comunidade local.

“Nestes tempos de intolerância, de crescente ameaça à liberdade de pensamento e de atos de violência contra a própria existência da arte – sim, porque só há arte onde há liberdade -, nestes tempos sombrios, o teatro tem uma missão a cumprir: recuperar em sua plenitude a potência da fala poética e libertadora e promover o encontro direto, sem intermediação, com o público. Fazer-se a cada apresentação experiência viva, encarnada, presente. Irina está consciente desse papel social do teatro e quer se dar a conhecer em lugares onde há mais carência, quer se fazer ouvir, e ouvir de volta, num diálogo aberto, autêntico e livre com as pessoas”, explica Raquel Iantas.

SERVIÇO
IRINA
Temporada: de 05 de janeiro a 04 de fevereiro de 2018
Local: Teatro Glauce Rocha (Av. Rio Branco, 179 – Centro, Rio de Janeiro)
Horário: sexta a domingo, às 19h
Ingressos: R$15,00 (meia), R$30,00 (inteira)
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Capacidade: plateia inferior – 130 lugares | plateia superior – 72 lugares
Bilheteria: de 4ª a domingo, das 14h às 19h
Gênero: memória romanceada

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -