- Publicidade -

Peça Rose cumpre temporada no Teatro SESI Centro até Abril

Publicado em:

O Teatro SESI Centro apresenta de 12 de março a 10 de abril a temporada de estreia do drama ROSE, escrito por Cecilia Ripoll e eleito como a melhor dramaturgia escrita durante as atividades da turma 2017 do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, composta por 14 autoras e autores coordenados pelo diretor e dramaturgo Diogo Liberano.

Com direção de Viniciús Arneiro, a montagem apresenta a trajetória de Rose, incansável funcionária de uma escola municipal carioca que, durante a semana, se angustia com a escassez de merenda para as crianças e, aos fins de semana, como empregada doméstica de uma família abastada, se depara com o desperdício de comida boa jogada ao lixo sem a menor piedade.

Quanto mais a situação da merenda na escola pública em que Rose trabalha se agrava, mais a protagonista sente a necessidade de resolver a situação com suas próprias mãos. É tomada por essa urgência que Rose começa a confiscar as sobras de alimentos na casa de sua patroa, Dona Celina (interpretada por Ângela Câmara), e também a comprar mais suprimentos para alimentar os alunos da escola.

Porém, é com a chegada do novo diretor da escola, Renato Andrade (interpretado por Márcio Machado), que a tranquilidade de Rose acaba: “Me dói pensar que esta mulher está sendo roubada em sua própria casa. É um roubo para o bem¿ Sim, é um roubo para o bem. Mas não deixa de ser um roubo. E como que é que vamos mudar a situação desse país se a gente não começar a rever nossos próprios atos¿”

– É uma escrita com alto teor literário, tem ares de romance, é uma saga épica, é uma peça de teatro, é na primeira, segunda e terceira pessoa que ela se compõe. É o olhar da classe média trabalhadora sobre a vida, é uma peça sobre a luta de classe, sobre paixão, comida, ética e caráter – diz Viniciús Arneiro (indicado ao Prêmio Shell de Melhor Direção por “Os Sonhadores”, em 2016 )

Além de abrir questionamentos sobre a conduta de Rose e sobre o estado de calamidade das políticas públicas no que se refere à merenda escolar, a dramaturgia de Cecilia Ripoll também aposta em dois outros personagens: Maria Juliana (interpretada por Natasha Corbelino) e Antônio Pedro (interpretado por Thiago Catarino). Ela é filha de Rose e ele é filho da patroa. Dois adolescentes que, logo após se conhecerem, vivem uma relação de implicância mútua, que pode ser amor, mas também ódio.

Serviço
ROSE
Temporada de 12 de março a 10 de abril
Dias e horários: segundas e terças às 19h
Local: Teatro SESI Centro (Avenida Graça Aranha, 1 – Centro – Rio de Janeiro/RJ – Próximo ao Metrô – Estação Cinelândia)
Valor: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Bilheteria: segunda a sexta, das 12h às 20h. Sábados, domingos e feriados, quando houver atração, duas horas antes da sessão.
Gênero: Drama
Classificação: 12 anos
Capacidade: 338 lugares

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -