- Publicidade -

“A Casa de Bernarda Alba”, última peça escrita por García Lorca, é encenada em Niterói

Publicado em:

Finalizada exatos trinta dias antes de morrer assassinado, em 19 de agosto de 1936, por forças do governo durante a Guerra Civil Espanhola, “A Casa de Bernarda Alba”, última peça teatral escrita pelo poeta espanhol Federico García Lorca, teve sua montagem de estreia apenas em 1945, em Buenos Aires, cidade na qual Lorca passara cinco meses em 1933. Ela só viria a ser encenada na Espanha no ano de 1964. Durante todo o mês de junho, o público de Niterói poderá conferir uma nova montagem em cartaz no Solar do Jambeiro.

Bernarda Alba, personagem central do texto, é uma matriarca dominadora que mantém as cinco filhas, Angústia, Madalena, Martírio, Amélia e Adela sob vigilância implacável, transformando a casa onde vivem, em um pequeno povoado na Espanha, em um caldeirão de tensões prestes a explodir a qualquer momento.

Com a morte de seu segundo marido, Bernarda decreta um luto de oito anos e submete suas filhas à reclusão dentro das frias paredes de sua casa e das janelas cerradas. Duas das moças, porém, apaixonadas por um mesmo galanteador das redondezas, um rapaz de vinte e cinco anos chamado Pepe Romano, desencadeiam no meio daquele luto uma disputa cruel e perigosa para conquistarem o amor daquele mesmo homem, com consequências trágicas.

“O espetáculo foi encenado inicialmente como leitura dramatizada em 2018 mesmo e nós vislumbramos a montagem real do espetáculo visto o sucesso de público que acompanhou a encenação. E em tempos tão conturbados, reviver um Lorca, reviver Bernarda Alba nos coloca no centro das discussões políticas e sociais. Mulheres como personagens principais e não como pano de fundo”, conta Erika Ferreira, idealizadora do projeto e integrante do elenco.

Dirigida por Sylvio Moura, essa 8 mulheres estão vestidas de preto. A ambientação é toda a partir de flores mortas que as mesmas carregam e estão estrategicamente colocadas no espaço, principalmente ao lado do público que assiste – em arena e dentro da encenação – todo o diálogo proposto por Lorca. Os espectadores estão literalmente dentro dessa casa, sufocados, assim como essas mulheres. A trilha será conduzida ao vivo por um homem que, ao mesmo tempo, será o objeto de discórdia dessas mulheres, revelando as camadas de desespero em que essa família se encontra.

Em “tempos de paz” é necessário empoderar, revelar, gritar e levantar a casa de Bernarda Alba, um Federico Lorca para que a nossa geração saiba da luta de tantos e continue na peleja. Viva Lorca hoje e sempre!

Serviço
A Casa de Bernarda Alba
Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano, 195- Boa Viagem. Niterói
Datas: 01 até 29 de Junho (sempre às sextas)
Ingresso: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
Classificação: 12 anos

Foto: Tom Marinho

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -