- Publicidade -

Exposição no IMS Rio apresenta a produção do fotógrafo chileno Sergio Larrain

Publicado em:

A partir de 12 de maio, o IMS Rio recebe uma retrospectiva de Sergio Larrain (1931-2012). A mostra traz um panorama da produção do fotógrafo chileno, conhecido por retratar a paisagem e, sobretudo, os habitantes de seu país e de tantos outros destinos por onde passou. Larrain, que costumava criar imagens com ângulos e cortes pouco convencionais, integrou o time da consagrada agência Magnum, na década de 1960. Sua obra inspirou e dialogou com o trabalho de artistas como o argentino Julio Cortázar (1914-1984) e seu conterrâneo Pablo Neruda (1904-1973).

Intitulada Sergio Larrain: um retângulo na mão, a exposição apresenta as diversas fases da produção de Larrain: o começo, fotografando crianças nas ruas de Santiago, as viagens internacionais, o trabalho como correspondente internacional pela Magnum, o olhar amadurecido de volta à terra natal, até sua precoce retirada, em 1978, quando opta por uma vida de isolamento.

Com curadoria da francesa Agnès Sire, a mostra foi exibida pela primeira vez no Festival de Arles em 2013 e depois seguiu para diversas cidades chilenas e Buenos Aires. Em sua passagem pelo IMS Rio, a retrospectiva ganha uma breve seção que recupera a atuação de Larrain na revista O Cruzeiro Internacional, entre 1957 e 1960. A pesquisa e a seleção das reportagens foi feita por Miguel Del Castillo, curador da biblioteca de fotografia do IMS Paulista, e Samuel Titan Jr., coordenador executivo cultural do IMS.

Lançada em 1957, O Cruzeiro Internacional era a versão internacional da revista ilustrada mais lida do Brasil de então, e foi publicada quinzenalmente pelos Diários Associados. Trazia reportagens e ensaios fotográficos, alguns traduzidos e outros feitos especialmente para a publicação, cujo objetivo era competir com a prestigiada Life no mercado latino-americano. A colaboração com o veículo foi um passo importante na carreira de Larrain, sendo seu primeiro emprego como fotógrafo freelance. Neste período, o chileno desenvolveu seu estilo e o interesse pelo fotojornalismo, que o levaria, mais tarde, a se aproximar de Henri Cartier-Bresson (1908-2004) e se associar à famosa agência Magnum.

No acervo da revista, foram encontradas 12 reportagens de Larrain, seis delas com textos do próprio fotógrafo. Entre elas, destaca-se o ensaio sobre Valparaíso, cidade chilena que o fotógrafo viria a registrar diversas vezes, imagens que comporiam o livro Valparaíso, publicado em 1991, com organização de Agnès Sire. Há também uma série de fotos coloridas, pouco vistas quando se exibe a produção do chileno, que costumava optar pelo preto e branco. Nessas imagens iniciais, já é possível identificar o estilo singular que marcaria a obra de Larrain.

Na mostra, há ainda uma seção dedicada às publicações do fotógrafo. Entre as obras, estão um exemplar fac-similar de El rectángulo en la mano(1963), fotolivro raro, com 17 fotografias e grampeado, e que dá nome à exposição. A seção também inclui exemplares de Sicile (1962) e Chili (1968), editados por uma coleção de viagem da Éditions Rencontre, e Una casa en la arena (1966), de Pablo Neruda – os três são ilustrados com fotos de Larrain –, além dos tardios Valparaíso e London 1958-1959, editado também por Sire, em colaboração com Martin Parr.

Entre as obras, também se destacam desenhos e fotografias tardias do artista. São imagens de paisagens, interiores e naturezas-mortas, realizadas já durante seu exílio contemplativo.

No dia da abertura (12/5), haverá uma visita guiada, às 17h, com Emmanuelle Hascoët, da Agência Magnum, e Miguel Del Castillo,responsável pela curadoria do IMS na mostra.

SERVIÇO
Sergio Larrain: um retângulo na mão
Visitação: 12 de maio a 9 de setembro
Entrada gratuita
Visitas mediadas para grupos: agendar pelo telefone (21) 3284 7485 ou educativo.rj@ims.com.br
IMS Rio (Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea)
Horário de funcionamento: de terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 11h às 20h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -