- Publicidade -

Exposição reúne obras de Victor Brecheret na Pinakotheke Cultural

Publicado em:

A Pinakotheke Cultural Rio de Janeiro apresenta de 17 de maio a 14 de julho de 2018 a exposição “Victor Brecheret (1894 – 1955)”, com obras do grande artista nascido na Itália e radicado no Brasil, um dos expoentes do modernismo, e integrante da histórica Semana de 22. Com curadoria de Max Perlingeiro, a exposição reunirá importantes obras do artista e de outros nomes que participaram daquele evento divisor de águas na arte brasileira: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Menotti del Picchia, John Graz, Vicente do Rego Monteiro, Helios Seelinger e Zina Aita. Várias dessas obras estiveram na Semana de 22, no Theatro Municipal de São Paulo.

Serão ao todo 54 obras, entre esculturas, pinturas e desenhos, além de três publicações históricas, relacionadas à Semana de Arte Moderna – o livro de horas de Soror Dolorosa “A que morreu de amor” (1920), poema de Guilherme de Almeida que inspirou a escultura exposta por Brecheret na Semana de 1922; capa do álbum de gravuras de Di Cavalcanti “Os fantoches da meia-noite” (1922); e o livro “As máscaras” (1920), poema de Menotti del Picchia ilustrado por J. Prado (editado por Monteiro Lobato e Cia, São Paulo). A exposição terá ainda a projeção de filmes sobre Brecheret.

De Brecheret, estarão 41 raras obras: 21 esculturas em bronze, uma em mármore, três em terracota, uma em pedra, e duas da emblemática série com incisões nas pedras roladas pelo mar, além de um conjunto de 12 desenhos a nanquim. O público poderá percorrer sua produção desde 1919 ao fim de sua vida.

Tadeu Chiarelli, autor do texto do livro que acompanha a exposição, destaca: “o objetivo da mostra não é apresentar uma retrospectiva exaustiva da obra de Brecheret”. As esculturas e desenhos de Brecheret apresentados “traçam um arco da trajetória do artista, desde aquelas que chamaram a atenção de seus descobridores na Pauliceia até as de plena maturidade, alcançada entre os anos 1940 e 1950, quando o escultor já conquistara reconhecimento nacional e internacional”. “Se os desenhos expostos enfatizam apenas os últimos anos de sua carreira, já o conjunto de esculturas pontua alguns dos momentos em que sua produção sofreu transformações significativas, não apenas pela importância deles na trajetória do artista, mas igualmente pelo fato de abrirem outras perspectivas para se pensar a questão do tridimensional no Brasil em meados do século passado”, afirma.

Serviço:
“Victor Brecheret (1894 – 1955)”
Local: Pinakotheke Cultural Rio de Janeiro (Rua São Clemente 300, Botafogo)
Visitação pública: 17 de maio a 14 de julho de 2018 – Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
A entrada é gratuita
Visitas escolares poderão ser agendadas pelo telefone 2537-7566
Estacionamento gratuito no local

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -