- Publicidade -

“Histórias de uma Margarida” reestreia em julho no CCJF, no centro do Rio

Publicado em:

Após uma temporada bem-sucedida no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, o espetáculo “Histórias de uma Margarida”, idealizado e encenado pela atriz e autora Mariana Dias, reestreia no Centro. A temporada será aos sábados e domingos, às 16h, até o dia 5 de agosto. Em casos de jogos do Brasil e nos dias 15 e 28 de julho, a peça não será apresentada.

A peça reestreia no Centro Cultural da Justiça Federal, dia 8 de julho, às 16h. Neste dia, a entrada é gratuita para quem levar 1kg de alimento não perecível ou brinquedos e roupas infantis para doação. As doações serão entregues a instituições nas comunidades da Maré e de Acari. Durante toda a temporada do espetáculo, que acontece aos sábados e domingos, até o dia 5 de agosto, crianças da rede pública que levarem ou forem vestidas com a camisa da escola, e seu acompanhante, também terão direito a gratuidade. Os alunos dos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) também garantem a entrada ao apresentar a comprovação de matrícula na bilheteria do teatro.

A autora conta que buscou inspiração no conto “A Paixão de Dizer”, publicado no livro “Mulheres”, de Eduardo Galeano, para criar a sua Margarida. “Assim como na história de Galeano, ela tem uma saia enorme, cheia de bolsos, de onde surgem os objetos lúdicos”.

A atriz revela que a personagem Margarida nasceu do reencontro com sua própria história. “Quando meu filho nasceu, reencontrei lembranças da minha infância e, a contação de histórias, prática que já me fascinava desde quando cursei a faculdade de Letras, me ajudou a ressignificar muitas memórias”, diz.

No palco, Margarida conta a história “O Jardineiro e a Flor”, que também faz referências ao conto árabe “Alfaiate Desatento” e a fábula “A formiga e a neve”, transmitindo para o público uma mensagem de persistência, resistência e luta. “Procuramos mostrar que a disciplina e o trabalho são muito importantes para alcançarmos nossos objetivos”, explica Mariana.

Dirigido por Fernando Nicolau, o espetáculo traz objetos cênicos criados por Bruno Dante e a direção musical e canções de Claudio Lyra. O cenário monocromático, todo verde, é uma forma de reverenciar a natureza. A saia, desenhada por Luiza Fardin, tem 17 bolsos e o chapéu, criado por Bruno, tem forma gotejante, inspirada na obra do artista plástico Ernesto Neto.

A peça é para toda a família e celebra o ritual de contar histórias, incentivando a imaginação das crianças, num tempo em que recebem quase tudo pronto: desenhos animados, brinquedos eletrônicos, bonecas que falam, entre outros. “Pode até parecer clichê, mas a peça é para a criança que existe em cada um de nós!”, finaliza Mariana Dias.

SERVIÇO:
Histórias de uma Margarida
Horário: sábado e domingo, às 16h.
Local: CCJF (Av. Rio Branco, 241 – Centro)
Temporada: 8 de julho a 5 de agosto
Classificação etária: Livre
Gênero: Infantil
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada).

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -