- Publicidade -

Em parceria com Oi Futuro Flamengo, a Firjan SESI apresenta a Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia

Publicado em:

Projeto anual que acontece durante 10 meses através de encontros semanais junto a 14 autoras e autores para estudo e criação em dramaturgia, o Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, coordenado pelo diretor e dramaturgo Diogo Liberano, apresenta em sua Segunda Semana ações artísticas a partir de 14 dramaturgias criadas durante as atividades de sua quarta turma (2018). Tais dramaturgias, inéditas, serão experimentadas e compartilhadas com o público por meio de 02 encenações teatrais, 04 leituras, 04 vídeo-leituras e 04 performances. Além destas ações, a programação também contará com lançamento e venda de livros, conversas com artistas convidados e oficina de dramaturgia.

Na abertura desta nova edição, serão lançadas 03 dramaturgias criadas por autores da turma 2017 do Núcleo e que foram publicadas recentemente em parceria com a Editora Cobogó: “Rose” de Cecília Ripoll (indicada ao Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro na categoria Melhor Autora), “Escuta!” de Francisco Ohana e “O Enigma do Bom Dia” de Olga Almeida. Com a presença das autoras e do autor, será realizada uma conversa com o público presente visando compartilhar os seus processos criativos e também reflexões sobre a experiência de se publicar um texto teatral em livro.

O drama “Parto”, escrito por Isadora S. K. (autora da turma 2018), com direção de Mariah Valeiras e atuação de Laura Nielsen e Paula Furtado, abre a programação com os questionamentos de uma mulher grávida sobre as verdadeiras necessidades de se tornar mãe. Para essa mulher, o aborto se revela uma experiência contraditória: qual vida será interrompida? A sua própria ou a do bebê? Já em “Pedro”, dramaturgia escrita por Felipe Haiut (também autor da turma 2018), com direção de Andrêas Gatto, o ator Teo Pasquini interpreta um homem que reflete sobre a paternidade ao se deparar com a luta pela sobrevivência de seu filho recém-nascido.

Uma das novidades da Segunda Semana é a parceria com o MOSSA – Núcleo de Pesquisa em Performance, que a partir de 04 dramaturgias criadas por autoras e autores da turma 2018 – “Corpo Caloso” de Gabriela Estevão, “Tarja Branca” de Sofia Teixeira, “A explicação” de Sheila Kaplan” e “Amanheceu e aquela árvore continua em brasas” de Thiago Cinqüine –realizará ações performativas junto ao público presente. A proposta dos artistas-integrantes de MOSSA (Elilson, Flávia Naves e Miro Spinelli) é a de realizar tais ações em deslocamento por diversos espaços do Oi Futuro Flamengo até chegar às ruas da cidade.

“O maior investimento da Semana de Dramaturgia está em promover o encontro da dramaturgia contemporânea com outras práticas artísticas. Além da cena teatral e da leitura, que nutrem relações mais conhecidas com o texto teatral, experimentamos também a dramaturgia como estímulo para a prática da arte da performance e para a composição de vídeo-leituras. Tais experiências visam manifestar a enorme elasticidade do texto dramatúrgico, confirmando que dramaturgia, antes de qualquer coisa, é uma composição literária disponível a inúmeros e variados usos”, afirma Diogo Liberano, coordenador do Núcleo de Dramaturgia e também o curador da Semana.

Uma grande importância da realização da Semana de Dramaturgia está no fato de trazer ao conhecimento, do público e também de criadores da cena contemporânea, novas apostas que autores em formação estão investigando com seus textos. Assim, duas companhias teatrais com atuação no cenário carioca, farão a leitura na íntegra de 04 outras dramaturgias inéditas: a Multifoco Companhia de Teatro lê “XG28” de Alexandre Braga e também “O mundo vai acabar em merda” de Clarice Rios; enquanto o Coletivo Errante apresenta leituras de “O eclipse do rosto” de Jonatan Magella e “é um crime dormir tranquilo nessa cidade” de Lane Lopes.

Além das leituras, outras 04 dramaturgias, lidas por atrizes e atores convidados, foram filmadas e estarão em exibição nos dias da Segunda Semana no próprio Oi Futuro e também no site Dramaturgia em Núcleo (www.dramaturgiaemnucleo.com.br). São elas: “Você não consegue imaginar de outra forma”, dramaturgia de Marcéli Torquato lida pela atriz Júlia Marini; “morte lúcida” de Gabriela DiMello lida pelo ator Leandro Santanna; “quando eu era garoto, eu cortava caminho pelo cemitério” de danilo crespo lida pelo ator e diretor Alexandre Mello; e “Fatia de vida” de Karla Muniz lida pela atriz Carolina Virgüez.

Investindo no caráter formativo do Núcleo de Dramaturgia, durante a Semana, também será realizada uma oficina de dramaturgia ministrada por Daniele Avila Small, além de conversas com artistas e pensadores sobre assuntos carentes de mais discussão: “Dramaturgia para teatro musical” com os autores Eduardo Rieche, Gustavo Gasparani e o diretor João Fonseca, e “Dramaturgia para teatro infantojuvenil” com o autor Pedro Henrique Lopes e a autora Renata Mizhari, ambas mediadas por Diogo Liberano.

SERVIÇO
Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI
Temporada: 02 a 06 de outubro de 2018 (terça a sábado)
Local: Oi Futuro Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)
Entrada gratuita, sujeito à lotação (distribuição de senhas uma hora antes)
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: nucleodedramaturgia@firjan.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -