- Publicidade -

Natura Musical anuncia os 50 artistas, bandas e coletivos patrocinados pela plataforma em 2019

Publicado em:

Trinta e cinco artistas e bandas e 15 coletivos farão parte do programa Natura Musical em 2019. Os nomes foram selecionados entre 2.617 inscrições de todo o Brasil. Neste ano, o edital contemplou artistas e bandas que estão em fase de desenvolvimento ou renovação de carreira e abriu espaço para os coletivos culturais. Entre as iniciativas patrocinadas, estão a gravação de discos, turnês nacionais, além da movimentação e documentação de cenas locais.

O resultado do edital 2018 é reflexo da renovação da cena musical brasileira e aposta em artistas que representam o momento de profunda transformação no qual vivemos. “Nós acreditamos que os selecionados do edital vão escrever a história musical do Brasil. E esse futuro que desejamos para a música é repleto de diversidade e representatividade. Cada um dos selecionados tem o dom de emocionar o público e propor transformações, reflexões e questionamentos”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Apostamos nesses artistas porque eles carregam um potencial de movimentar o mercado da música, além de contribuir para que o ecossistema ao redor dele se desenvolva”, completa.

Para o próximo ano, Natura Musical oferecerá R$ 4,9 milhões em patrocínio para as categorias “artistas e bandas” e “coletivos culturais”. O programa tem o apoio da Lei Rouanet e das leis estaduais de incentivo à cultura (ICMS) da Bahia, de Minas Gerais, do Pará e Rio Grande do Sul, e de São Paulo.

Essa é primeira vez em que o edital contempla 50 artistas, bandas e coletivos, maior número de selecionados na história de Natura Musical. “Há dois anos, a plataforma vem diluindo a verba que tem e aumentando o número de selecionados com o intuito de fazer com que os projetos cresçam não só por meio do fomento de dinheiro”, diz Veronica Pessoa.

A força dos trabalhos autorais femininos está representada, entre outros nomes, por artistas como a diva Margareth Menezes, uma das principais vozes femininas da música negra brasileira; Tássia Reis, representante do rap produzido em São Paulo; Bruna Mendez, que ganhou destaque na cena indie goiana; o grupo Luisa e os Alquimistas, do Rio Grande do Norte, que passeia livremente por influências da música latina, brasileira e eletrônica; Mariana Aydar, cantora e compositora com raízes no forró; e TUYO, trio paranaense que aposta em um som flutuante, com letras existenciais e elementos lo-fi.

Da efervescente produção musical baiana há representantes como: a festa Batekoo, um ícone de libertação e representatividade de jovens periféricos de todo o País; a banda OQuadro; grupo com o rap em sua essência; o cantor e compositor Teago Oliveira, músico baiano responsável pela formação do Maglore; Afrocidade, revelação do movimento contemporâneo do pagode baiano, entre outros.

No âmbito da vanguarda e de trabalhos inovadores, são destaques artistas como Keila Gentil, do Pará, que sai em carreira solo após comandar os vocais da seminal banda Gang do Eletro; a parceria inédita entre os paraenses Jaloo, um dos nomes mais celebrados da cena eletrônica nacional, e o duo Strobo; o flow cortante do rapper nortista Pelé do Manifesto; as composições de Pratagy, artista revelação que passeia por gêneros como R&B, reggae e cumbia; e o potente Uaná System, comprometido com a criação e produção de um ritmo eletrônico paraense.

A nova cena musical do Rio Grande do Sul é representada pela cantora e compositora Saskia, dona de uma sonoridade que transita entre o trap e o folk; o duo Suprevão, donos de uma sonoridade construída por beats eletrônicos, graves dançantes e guitarras psicodélicas; o Bloco da Laje, coletivo musical-teatral-carnavalesco que arrasta multidões em Porto Alegre; a percussão sincopada do Cuscobayo, grupo que nasceu em Caxias do Sul; além do Projeto Concha, espaço de troca de referências artísticas e formação de mulheres para o mercado musical; e Sons que Vem da Serra, selo que há cinco anos lança artistas locais por meio do Honey Bomb Records.

A plataforma apoiará também nomes que fortalecem o legado da música brasileira, como a pernambucana Lia de Itamaracá, a mais famosa cirandeira do Brasil; a baiana Virginia Rodrigues, que transita entre o popular e o erudito; o Encontro de Tambores, que preserva o conjunto de manifestações rítmicas do Movimento Quilombola do Maranhão; o projeto “30 Anos Atrás do Pôr do Sol” revisita a obra do cantor Lazzo Matumbi em um disco com oito canções, conduzido por Rabo de Galo e Ubunto.

Em São Paulo, os nomes escolhidos esbarram em experimentação, como é o caso da bem-sucedida banda instrumental ATR, que mescla dançantes vertentes do rock e da música eletrônica; o grupo de samba formado apenas por mulheres intitulado Samba de Dandara; a sonoridade etérea do cantor e compositor Castello Branco; as rimas da revelação do rap feminino, Souto MC; a parceria entre Felipe Antunes, vocalista da banda Vitrola Sintética, e o músico angolano Nástio Mosquito.

O registro e o fomento da cena mineira, que tem sido cuidadosamente construída nos últimos anos por meio da atuação de coletivos, conta com movimentos como Sonâncias Lab, laboratório de experimentações musicais; Mostra IMuNe, que tem como objetivo fomentar o trabalho produzido por artistas negros; o lançamento comemorativo de 30 anos de carreira do DJ Anderson Noise, considerado um dos maiores nomes da música eletrônica no Brasil, entre outros.

Anualmente, Natura Musical assina cerca de vinte discos, grande parte deles à frente de listas e premiações de melhores do ano, como “Melhor do que Parece”, de O Terno, “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”, de Emicida, “Estado de Poesia”, de Chico César, “Dancê”, de Tulipa Ruiz, e os recentes “Xênia”, de Xênia França, “Coração”, de Johnny Hooker, “Boca”, de Curumim, e “Natureza Universal”, de Hermeto Pascoal.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -