- Publicidade -

Júnior Almeida lança “Nu”

Publicado em:

Após mais de 30 anos de carreira, o cantor e compositor alagoano afirma que seu mais recente álbum – o quinto em sua discografia -, é também o mais pessoal. “Queria fazer algo muito cru e próximo do voz e violão, que trabalhasse o silêncio”, conta o músico, “mais do que isso, queria que fosse o que eu sou”.

Uma MPB atemporal dá cara ao seu trabalho, que traz consigo um currículo que conta com parcerias com nomes como Ney Matogrosso (que, após gravar sua composição “A Cor do Desejo”, tema da novela Saramandaia de 2013, participou de seu disco anterior, Memória da Flor). Utilizando relativamente poucos timbres, ele canta em Nu uma poesia contemplativa e romântica inspirada pelo sertão – “não só o geográfico, mas também o da alma”.

Nascido e crescido no Alagoas, sua música traz o tom contemplativo do estado com seu céu aberto que ampara o Atlântico e a foz do São Francisco. Enquanto trabalhava no disco, ele viajou ao interior e encontrou lá características que vinham ao encontro desta sua musicalidade, com a região despida e crua como a alma do artista. Como ele explica: “A contemplação é um jeito de ver a vida que a gente encontra muito nessas regiões áridas, onde as pessoas param e deixam a existência tomar forma”.

“Nu” traz esse espírito de observação sentimental nas parcerias do músico com o poeta Fernando Fiúza, com quem escreveu seis das onze faixas do álbum – entre elas, Trela, que ganhou participação de Zeca Baleiro. Outra convidada de renome para a obra foi Mart’nália, que canta em Quarto Sem Porta, co-escrita com Wado e gravada originalmente em seu disco Vazio Tropical (2013).

Em uma obra de cunho tão pessoal para Júnior, há ainda “Tênue”, uma composição de seu filho Gabriel Almeida. “Gravar o disco foi um trabalho de muito afeto. São coisas do coração, sem excessos, apenas o que precisa ser falado. Meu trabalho nele foi editar, só tirar o que não precisava”, ele brinca.

Lançado em um dos momentos mais delicados da história brasileira recente, Júnior Almeida acredita que Nu possua importante papel nesse contexto: “Estamos em uma hora em que as pessoas estão necessitando se emocionar. É uma hora de vazio, de incerteza, quando você precisa alimentar a alma”.

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -