- Publicidade -

“Espelhos”, solo com Ney Piaentini, no Teatro Poerinha

Publicado em:

Indicado ao Prêmio APCA de Melhor Ator, Ney Piacentini traz ao Rio o monólogo “Espelhos”, que teatraliza os contos homônimos “O Espelho” de Machado de Assis (integrante do livro “Papéis Avulsos”, publicado pela primeira vez em 1882) e “O Espelho”, de Guimarães Rosa (publicado em 1962 no livro “Primeiras Estórias”). Nesta temporada no Rio, o ator e pesquisador teatral celebra 40 anos de carreira. Espelhos é seu 55º trabalho no palco, sendo o primeiro monólogo. A montagem, que realizou sete temporadas em São Paulo e foi apresentada em salas dentro e fora do Brasil, estreia dia 3 de janeiro, às 21h, no Teatro Poeirinha, em Botafogo. O cenário de Marisa Bentivegna e os figurinos de Fabio Namatame são fundamentais na construção da narrativa, que investiga a identidade do sujeito brasileiro através da relação entre a literatura e o teatro. A temporada vai até 24 de fevereiro, de quinta a sábado.

Ao longo de 60 minutos, a peça propõe uma reflexão sobre as relações entre sociedade, imagem e subjetividade, por meio do pensamento de duas matrizes da cultura brasileira. A montagem é o resultado de pesquisas e experimentações cênicas, realizadas ao longo dos anos de 2015 e 2016, e apresenta na íntegra os dois textos, compondo um único trabalho teatral. Espelhos conquistou relevantes críticas de reconhecimento à importância do trabalho. Um dos espectadores a prestigiar o trabalho, o diretor do CPT Antunes Filho fez uma declaração emocionante sobre a encenação: “É um desafio. Valeu tanto esforço para esse trabalho extraordinário. Bravo Piacentini!”.

Ney Piacentini afirma que a peça se volta para o Brasil colocando em cena uma literatura de qualidade inquestionável. “Em minhas leituras da obra machadiana encontrei em ‘O Espelho’ uma escrita com potenciais cênicos. Fui seduzido pela construção do texto, carregado de elementos sobre a constituição da individualidade nacional, muito vulnerável às influências externas. E dos estudos sobre este que é um dos principais contos de Machado, deparamo-nos com o que, para alguns pesquisadores, é uma resposta de Guimarães Rosa ao escritor carioca: um conto de mesmo nome, porém com uma abordagem e estilo absolutamente próprios. As duas pequenas obras-primas se alinham em uma só encenação, se complementam por oposição”, afirma.

 A encenação oferece ao espectador a oportunidade de entrar em contato com a lucidez e a sutileza das palavras de dois dos maiores intérpretes da cultura brasileira, tanto do ponto de vista estético quanto histórico. “Da mesma forma com que as palavras de Machado de Assis e Guimarães Rosa nos transformaram ao longo do processo de preparação de Espelhos, é possível reparar que também os espectadores estão sendo tocados pela sensibilidade desses dois grandes autores e suas obras singulares”, finaliza Ney Piacentini.

SERVIÇO
“Espelhos” – Solo com Ney Piacentini.
Temporada: De 03/01 a 24/02/2019
Quinta a sábado às 21h; domingos às 19h
Local: Teatro Poeira – Rua São João Batista, 104 – Botafogo – RJ
Duração: 60 minutos
Recomendação: a partir de 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -