- Publicidade -

“Jah-Van” traz releituras de canções de Djavan em ritmos jamaicanos

Publicado em:

Djavan tem as tranças, mas nunca balançou seus cabelos no ritmo do reggae. A voz calorosa, o suingue macio e cheio de soul, as letras de tons tropicais, tudo em seu trabalho sempre sugeriu uma aproximação com o gênero que Bob Marley e outros ajudaram a espalhar pelo mundo. Mas até então, seus caminhos foram outros, circulando soberanamente pela MPB com uma fina pegada de jazz. Para chegar à Jamaica, faltava sempre pouco, faltava um estalo, faltava que alguém dissesse…

“JAH-VAN” chega agora à todas as plataformas digitais, e em breve no vinil, com versões cantadas por Seu Jorge, Ivete Sangalo, Criolo, Arnaldo Antunes, Fernanda Abreu, Zélia Duncan e Chico César, entre outros – foi gerado assim, no grito, mas levou um bom tempo sendo afinado até que chegar ao mundo no tom perfeito. Afinal, tratava-se de rever a obra de um artista singular na história da MPB, conhecido, ao longo de mais de quarenta anos de carreira, pelo balanço elegante, pela sofisticação harmônica e pela narrativa poética. Tratava-se, sobretudo, de arriscar novas molduras para verdadeiras pinturas musicais, como “Samurai”, “Meu Bem Querer”, “Açaí” e “Lilás”.

– Assim que a ideia veio, pegamos o violão e começamos a testar as músicas do Djavan e anotar as que ficavam bacanas. Marcamos também as que teriam a batida mais pra trás do reggae ou mais acelerada do ska – explica Bid, idealizador e produtor do álbum, ao lado de Fernando Nunes, músico que acompanhou Cássia Eller e toca com Zeca Baleiro.- Algumas se encaixavam instantaneamente, outras não, pela quantidade de acordes, pela harmonia complexa ou porque soava forçado. Tínhamos que simplificar onde possível, tirar alguns acordes que não fossem descaracterizar a composição e deixar tudo mais “jamaicano”, mais simples, já que o trabalho de composição do Djavan é bem complexo e rico em acordes.

Primeiros traços desenhados, BiD e Nunes saíram, então, em busca dos intérpretes para o projeto. Um encontro na rua e uma rápida conversa com Arnaldo Antunes trouxeram o primeiro participante – de peso – para o disco. Outro esbarrão nas vizinhanças rendeu mais um convidado, Chico César. Aos poucos, os produtores foram percebendo a força e influência que a obra do homenageado tinha em cada convidado, percebendo como Djavan fez parte e foi importante, musicalmente, na vida de todos. E assim a barca seguiu enchendo.

– Chamei o Rincon Sapiência porque estava curtindo o trampo dele e queria misturar os mais experientes com a nova escola. Depois veio o Dada Yute, que ainda gravou todos os backing vocals do disco, no estilo I-Threes, dando um sabor jamaicano pras canções. Zeca Baleiro e Zelia Duncan, que ficou sabendo do projeto pelo Baleiro, também chegaram animados, assim como Seu Jorge e Black Alien – conta BiD. – Em determinado momento, sentimos que o projeto estava muito masculino, e que queríamos diversificar mais. Foi aí que Fernanda Abreu e Assucena, das Bahias e a Cozinha Mineira chegaram. Mas queríamos mais. Foi quando o Fernando (Nunes) chegou dizendo que tinha sonhado com a Ivete Sangalo e que ela queria participar. Eu disse pra ele correr atrás do seu sonho, e ele foi. De passagem por Salvador, conseguiu conectar Ivete, que topou cantar “Lilás”, canção que já tinha a voz de Ze Ricardo. Virou um duo.

O resultado é o que se ouve em “JAH-VAN”. “Sina” e “Lilás” ganharam o vibrante tom do ska, conduzidas, respectivamente, pelas vozes de Arnaldo Antunes e Rincon Sapiência, e de Ivete Sangalo e Zé Ricardo. “Meu Bem Querer”, com Seu Jorge e Black Alien, e “Azul”, com Fernanda Abreu, receberam roupagem lovers rock, a vertente romântica do reggae, com uma categoria de fazer inveja ao saudoso Gregory Isaacs, ícone do estilo. E “Cigano”, cantada por Criolo, em parceria com o lendário grupo jamaicano The Abyssinians, ficou encantadoramente roots.

A etapa final foi enviar o material para a Inglaterra para a mixagem de um especialista no assunto, o músico, produtor e arranjador Dennis Bovell, que já trabalhou com feras do reggae como Linton Kwesi Johnson, Alpha Blondy e U-Roy.

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -