- Publicidade -

Solo de palhaçaria feminina em Santa Teresa celebra a liberdade da mulher

Publicado em:

Depois do sucesso da estreia em novembro de 2018, no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, Zona Sul do Rio, o espetáculo solo de palhaçaria “Fran World Tour – Eu só preciso ser amada”, de Rafaela Azevedo, terá única apresentação no dia 23 de fevereiro, às 19 horas, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa.

O evento faz parte da campanha de financiamento coletivo idealizado por Rafaela para custear a ida do espetáculo para a Europa. Após assistir ao solo no Rio no ano passado, Lina della Rocca, diretora artística do Teatro Ridotto, em Bolonha, na Itália, convidou a atriz para se apresentar no local dentro de um encontro de jovens artistas de todo o mundo.

Fran foge à imagem convencional dos palhaços. Esqueça o sapato gigante, as roupas coloridas e grandalhonas herdadas da tradição masculina da linguagem circense. O solo apresenta a palhaça Fran (Rafaela Azevedo) com muito glamour: capa de rainha, sapatos de paetê e roupas de cetim. Apenas o icônico nariz vermelho permanece intocável. Em cena, Fran brinda o desbunde e a fantasia trazendo ao palco seus sonhos e inquietações, traduzidos em tentativas diversas de cativar o público pelo riso com um pé na excentricidade e outro na alegria.

A estética do espetáculo está ligada à pesquisa desenvolvida por Rafaela nos últimos cinco anos. Ao fim, a investigação celebra a liberdade criativa da mulher e o corpo cômico da palhaça. Além da linguagem da palhaçaria e toda a liberdade que esta compreende, o solo utiliza ainda elementos de dança, comédia física, música e do burlesco, que aparece no espetáculo para dar vazão ao sonho da palhaça Fran de tornar-se um ícone mundial, fazendo rir sem perder o rebolado, nem a exuberância dos brilhos, das plumas e paetês.

Rafaela mergulhou na investigação sobre a palhaçaria e junto a outras artistas da cidade vem renovando a cena dessa linguagem no Rio de Janeiro promovendo cabarés e eventos em que as mulheres tem a vez e mostram que são, sim, cheias de graça. Para fortalecer ainda mais o laço – e o movimento do nariz vermelho feminino a atriz e palhaça convocou a artista Natascha Falcão para a direção de seu primeiro solo.

– A linguagem da palhaçaria transforma em força cênica e universal os fracassos pessoais, estabelecendo assim a comunicação com o público que ri por se identificar tão humana(o) quanto a palhaça ou o palhaço. Quando aceito minhas inadequações reconheço que todos têm as suas e respeito nossas diferenças. Meu sonho é que cada vez mais as palhaças inspirem pessoas a se aceitarem como são e também aos outros – comenta Rafaela.

SERVIÇO
“Fran World Tour – Eu só preciso ser amada”
Dia 23 de fevereiro, às 19 horas
Local: Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre, 306, Santa Teresa)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
Entrada Gratuita com contribuição ao chapéu

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -