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Criatividade, diversidade, e-sports e humor marcam a sexta-feira das Empresas Globo no Rio2C

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No quarto dia do Rio2C, talentos e executivos das Empresas Globo estiveram na Cidade das Artes para debater temas como diversidade, criatividade, e-sports, humor, tecnologia e criação de conteúdo com os principais profissionais do mercado.

Mariana Sá, diretora de Criação da Globo, participou do painel ‘Criatividade – Palavra do Gênero Feminino’, ao lado de executivas de empresas e agências de publicidade. Juntas, ressaltaram a importância da diversidade na criação e na construção de estratégias de comunicação. Durante a conversa, Mariana falou sobre como a diversidade é capaz de impulsionar o crescimento e o desenvolvimento não apenas das companhias, mas também da sociedade como um todo.

O ator e diretor Murilo Benício esteve, com outros diretores atuantes no mercado, no painel ‘A arte da direção’, em que foi abordada a narrativa, a estética e a escolha dos diretores para o resultado final da obra. Ingrid Guimarães e Leandro Hassum também estiveram no evento, participando de uma conversa sobre a produção de comédia no Brasil e o papel do talento em obras do gênero. Já Maria Prata, apresentadora da GloboNews, conduziu um debate sobre os impactos das novas formas de produção de conteúdo com fundadores de plataformas digitais.

Em ‘O cérebro no centro da narrativa’, Glória Perez debateu com criadores como criar personagens a partir de comportamentos e perfis psíquicos. “Construir um personagem é desenvolver uma configuração cerebral. O cérebro está no centro da construção de uma narrativa porque há diversos perfis comportamentais humanos que cabem em uma única pessoa. E isso é muito rico para o desenvolvimento de qualquer roteiro”, disse a autora.

A discussão sobre o mercado de games eletrônicos lotou a sala durante ‘E-Sport – Entretenimento, engajamento e mídia’. O head de Novos Negócios do Esporte do Grupo Globo ressaltou como estão aproveitando oportunidades de engajamento com o público e desenvolvendo novas parcerias, que têm gerado projetos como a Game XP.

No Espaço Empresas Globo, a primeira discussão do dia foi conduzida pelo diretor artístico Luiz Henrique Rios, que comandou o painel ‘A Arte da Direção’. Na conversa com os participantes, destacou o entendimento de que cada produto da Globo, independentemente do gênero e formato, é visto como uma plataforma de comunicação, o que permite múltiplas oportunidades de contato com o público, a partir de desdobramentos e extensão de conteúdo para diferentes telas.

Outro assunto de destaque foi o uso de VR e AR no contexto de NextGen VFX na sessão ‘Tecnologia & Inovação’, com Pablo Bioni, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação Gráfica da Globo. Compuseram a programação do espaço, ainda, as apresentações ‘A Arte de Contar História Através de Acervo’, com Bruno Guerra; ‘Sessão Canal Brasil: Diversidade na Tela’, com Rebeca Mafra e Marina Pompeu; ‘Sessão ViU hub: Como estar em todos os lugares ao mesmo tempo’, com Vanessa Oliveira; ‘Sessão Multishow: Music Moods’, com Roberta Ramos; e ‘Sessão Sexy Hot: Os desafios da produção pornô’, com

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