- Publicidade -

Exposição “Equilibrium” no Centro Cultural Correios

Publicado em:

A exposição dos artistas plásticos Patricia Secco e Ricardo Hachiya, mostram esculturas em equilíbrio, compostas de vários materiais, com uma representação orgânica.

Esculturas da Secco são árvores brancas e representam uma crítica ao desmatamento da Amazônia. Secco apresenta também, uma Instalação, “Metamorfose II”, composta de casulos e cogumelos feitos de crochê, apontando a necessidade da preservação do Meio Ambiente. As obras de Patricia sempre têm uma conotação e preocupação com a Sustentabilidade.

As esculturas de Hachiya, exploram também o equilíbrio entre as partes, física ou conceitualmente, e apresenta as séries “Mobiles” e “ParaLicas”, esculturas em madeira e fios de cobre (abreviação de Parabolóides Hiperbólicas).

Os “Móbiles” são construídos em vergalhões de obra, na sua maioria recolhidos como sobras, e peças de madeira de demolição, que seriam descartadas. Essas peças são de vários tipos diferente de árvores, algumas de madeiras já extintas ou dificilmente encontradas em nossas florestas, como “Jacarandá”, “Ipê” e “Pinho de Riga”. Outras foram executadas com peças de aço e alumínio reutilizados, e ainda em chumbo.

As “ParaLicas” são realizadas com réguas de madeiras de lei recicladas e arqueadas quando submetidas à uma tensão com fios de cobre ou de aço, e que resultam nessa forma geométrica, chamada Parabolóide Hiperbólica (uma curva formada por várias retas). Essas peças são retrabalhadas, recortadas e lustradas, e assim ressignificadas.

Em conjunto, mostram três esculturas de grande formato de um terço, um realizado pelos dois artistas, e outros dois realizados um por cada artista. No terço conjunto, as “Ave Marias” são feitas em cubos de arame coloridos, o “Pai Nosso” em bolas de vergalhão de obra em aço, e o “Credo” em aço cortén. Os terços individuais tem cada um sua interpretação, mas seguem o grande formato da obra.

Serviço
Exposição: “Equilibrium”
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, nº 20 – Centro / Rio de Janeiro)
abertura: 24 de abril – 18 horas
Visitação: De 25 de abril a 9 de junho, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -