- Publicidade -

Santos de Todos os Gols: Arte em forma de bola

Publicado em:

Todo fã de futebol vai tentar explicar a paixão pelo esporte, pelo time, de uma forma, afinal, não existe uma maneira geral de explicar um sentimento, uma emoção. Por outro lado, ao falar sobre a recompensa para todo o sofrimento e ansiedade representada pelo gol, há grandes chances de as declarações serem bem parecidas. É aquele momento em que tudo muda e o ar é preenchido pela euforia, pela felicidade, pelo alívio – é efêmero, mas satisfatório. Agora, imagina quantos gols um grande clube já fez.

Parece impossível chutar qualquer número, então, fica-se apenas com a informação de que o Santos é o recordista mundial em número de gols. E é exatamente esta história que a cineasta Lina Chamie conta no documentário “Santos de Todos os Gols”. Utilizando entrevistas com jogadores que passaram pelo alvinegro praiano, como Pelé, Neymar e Robinho, além de personalidades apaixonadas pelo time e imagens de arquivo que datam desde a fundação do clube, em 1910, a diretora presta uma homenagem tanto ao Santos quanto ao futebol, explorando o lado emotivo com os esportistas e a vertente mais poética com nome como os das jornalistas Mônica Waldwogel e Barbara Gancia, e do crítico de arte Luiz Zanin, o qual, praticamente, assume o papel de narrador que costura está história não-ficcional.

Talvez, este seja o grande acerto da produção: não se prender ao didatismo, ao físico, ao prático, ao concreto – isso ajuda a captar a atenção até do espectador que não gosta de futebol, pois ele se torna disposto a tentar entender (ou, pelo menos, apreciar) toda aquela paixão. Além da abordagem dada ao tema, outros dois aspectos interessantes e muito bem pensados da produção são suas montagem e edição de som – extremamente criativas -, que transformam cada jogada genial e clássica em um ato de dança embalado por uma retumbante ópera – sem falar nos efeitos de foguetes e bombas explodindo, os quais trazem um frescor bem humorado para as imagens.

Outro ponto alto do longa a participação da própria Lina Chamie – santista apaixonada -, o que torna o tradicional monólogo da linguagem documental em um diálogo cheio de emoção – e este é justamente o alvo do filme: transmitir emoção, sendo isso a chave para captar não apenas os torcedores do Santos, mas também os de outros times, e a diretora atinge seu objetivo de forma tão louvável que transforma a experiência de assistir a “Santos de Todos os Gols” em algo, no mínimo, interessante até mesmo para quem não gosta do esporte mais popular do planeta.

 

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -