- Publicidade -

Game of Thrones 08×04 – As garras de Cersei

Publicado em:

No quarto episódio da última temporada, presenciamos a queda do parecia ser o maior inimigo da série, o Rei da Noite, e seu exército de mortos. Agora os vivos se vem tendo que lidar com seus próprios problemas, Cersei Lannister ainda controla o Sul como todo poder Lannister, a Frota de Ferro, e também da Companhia Dourada de Essos. O Leão Dourado ainda se senta no Trono de Ferro, apenas afiando suas garras para o confronto final.
Como sempre, daqui por diante começam os SPOILERS.

A oitava temporada tem divido muitas opiniões e causado muitas polêmicas com suas soluções de roteiro, e escolhas técnicas. Começamos o episódio com o funeral do mortos na última batalha, uma bela cena com as devidas homenagens, já que personagens emblemáticos e de longa data morreram na luta. Daí para frente percebemos que Daenerys torna-se bastante estratégica ao nomear Gendry como herdeiro da casa Baratheon e Senhor de Ponta Tempestade, investindo numa aliança a longo prazo. Já em Porto Real, Cersei usa de uma estratégia inteligentíssima, abrindo os portões da Fortaleza Vermelha para deixar o povo entrar. Por um lado ela consegue um número imenso de escudos humanos, e por outro cria a aparência de rainha bondosa para o povo. Após a Batalha de Winterfell, os exércitos de Jon e Dany se mobilização para o Sul com o intuito de cercar Porto Real e pressionar Cersei até ela ceder, que era o plano inicial deste da chegada da Rainha dos Dragões. Só que o roteiro da série parece fazer com que subestimem Cersei.

A Rainha Leão já se mostrou inúmeras vezes ser uma estrategista excelente e continua fazendo isso, o que resultou na morte de Rhaegal, um de seus dragões, e na de Missandei, uma de suas conselheiras mais fiéis. Enquanto, Daenerys está cada vez mais se deixando levar pela impulsividade e pela fúria.

O episódio criou uma atmosfera quase que messiânica para Jon Snow, que não consegue manter a boca fechada, diga-se de passagem. Ele decide revelar as irmãs, Arya e Sansa,  que ele é Aegon Targaryen VI, e que, obviamente, acaba vazando até os ouvidos de Tyrion. Foi Sansa que revelou para o Duende tal informação que mudaria o rumo de tudo, com o objetivo de colocar o meio-irmão (que na verdade é seu primo) no Trono de Ferro. Algo que tem ficado cada vez mais claro desde o começo da temporada é que Sansa Stark está com seus próprios planos, deixando claro que sua posição é contra duas rainhas.

Outro personagem que também está cogitando novas opções para a coroa é Lorde Varys, a Aranha, já que ele deixou clara sua preocupação para com a raiva impulsiva de Daenerys, e ele tem toda razão na questão que levantou. Dany tem ficado cada vez obcecada por vingança, e aclamando ser esse seu destino, como vários tiranos o fazem. E por trás disto, próprio Jon Snow, mesmo dizendo o contrário, está agindo de forma que revela indiretamente seu desejo pelo Trono. Os núcleos estão colapsando e isso inclui os exércitos que tem lealdades diferentes.

Tudo é interessante, deve se entender isso, a série continua sendo de ótima qualidade, está longe de se tornar verdadeiramente ruim. Mas o roteiro não dá o tempo necessário para que tais tramas aflorassem de maneira mais natural, devidamente desenvolvidas, sendo tudo corrido porque estamos indo pro penúltimo episódio da série, deixando um gosto meio amargo por conta de pressa. É frustrante, na verdade, pois tramas políticas sempre foram o foco de Game of Thrones. São muitas questões a serem resolvidas em dois episódios, incluindo uma grande batalha.

Outros pontos importantes que podem ser promissores para o final da série foi a partida de alguns personagens para Porto Real com seus próprios objetivos. A dupla, Clegane e Arya, está junta novamente com objetivos que, apesar de não terem sido ditos diretamente, estão bem claros. Cão de Caça pretende matar seu irmão mais velho, o Montanha, e a garota vai riscar o nome de Cerser de sua lista. E por último, após de momentos de amor com Sor Brienne, Jaime Lannister migra também para o Sul buscando sua redenção. De fato, ele vez um bem ao escolher lutar em Winterfell, mas seus pecados foram muito extensos, portanto precisam de um enorme feito para serem perdoados. Ele presenciou o monstro que sua irmã, e amante, se tornou, e cabe a ele destruí-la custe o que custar.

A Batalha de Porto Real entre o leão e o dragão chegou ao ponto inevitável de ebulição. Fogo e Sangue são os únicos meios de conquistar aquele Trono na visão de Daenerys, é seu destino cortar o mal que Cersei é pela raiz, mesmo que isso resulte na morte de milhares. Se levanta o pensamento de que será Jon capaz de trazer um equilíbrio para sua amada, e recém descoberta tia. As preocupações para com a resolução da série apenas aumentam com a incertezas e ritmo acelerado do roteiro, contudo é satisfatório ver os conflitos políticos retornando as câmeras.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -