- Publicidade -

Livros de sucessos são fracassos no cinema

Publicado em:

O cinema, também conhecido como a Sétima Arte muitas vezes, se inspira muitas vezes na literatura para criar filmes. Talvez a arte mais antiga da história, já que nos proporciona hístórias que são contadas à milênios, muitas vezes se tornando imortais, como as obras de Shakespeare.

Assim como o cinema, a literatura também conta uma estória, só que criando um filme em nossas mentes, cujo diretor somos nós. A  animação Pagemaster – O Mestre da Fantasia, clássico da Sessão da Tarde diz: “Ficção. Onde tudo é possível. Onde a imaginação cria raízes, e cresce a alturas incríveis. Onde a coragem é o vento que guia ao descobrimento”. Portanto, livros de imenso sucesso criam filmes sensacionais, certo? Afinal, o que poderia dar errado? Muita coisa. Abaixo, você confere nove livros que não renderam bons filmes. Assim, como algumas adaptações de obras de Shakespeare.

“A Bússola de Ouro”
Baseado no primeiro livro da saga His Dark Materials, do britânico Phillip Pulman, a saga é um imenso sucesso no Reino Unido, sendo tão bom quanto “Senhor dos Anéis”, e para alguns, até superior. Misturando gêneros de fantasia e ficção científica, com elementos de filosofia, teologia e física, com inspiração na obra de John Milton, “O Paraíso Perdido”, os escritos de Pulman contém forte crítica as instituições religiosas.

Em 2007, a New Line, mesma produtora da trilogia Hobbit e Senhor dos Anéis, lançou A Bússola de Ouro. Tudo parecia promissor. Desde a estética ao elenco, que contava com Nicole Kidman, Daniel Craig, Ian Mckellen, Kathy Bates, e muitos outros nomes de peso. Contudo, o resultado final foi decepcionante. Um simplificação de roteiro, para tentar fugir das críticas que o livro sofreu, acabou deixando a história desinteressante. Ficando com apenas 42% de aprovação no Rotten Tomatoes.

“Percy Jackson, e o Ladrão de Raios”
Esse dá até vontade de chorar pelos fãs. Baseado na obra infanto-juvenil de Rick Riordan, Percy Jackson, e o Ladrão de Raios, é um filme de fantasia com elementos da mitologia grega. A saga de Riordan possui uma fanbase tão poderosa quanto a de Harry Potter. Mais de 50 milhões de cópias dos livros já foram vendidas em mais de trinta e cinco países. O livro  é  considerado uma das sagas com as melhores vendas da história.

Foi em 2010 que a 20th Century Fox produziu um longa metragem baseado no primeiro livro, homônimo, que numa visão geral, o filme se pagou, e até rendeu lucros, mas se tornou só mais um produção Hollywoodiana feita a toque de caixa. Em 2013 houve a sequência, sobre o próximo livro da série, mas o primeiro filme caiu no esquecimento. O filme detém uma classificação de 49% no Rotten Tomatoes.

 “Eragon”
Escrito por Christopher Paolini, “Eragon” é o primeiro livro de uma tetralogia de fantasia, que foi o terceiro livro mais vendido de livros de capa dura para crianças, em 2003, e o segundo livro de bolso mais vendido, em 2005.

A 20th Century Fox, em 2006, decidiu fazer o filme do livro qu custou U$ 100 milhões, e rendeu mundialmente quase U$ 250 milhões, o que até é um lucro razoável para uma continuação, se a crítica não tivesse massacrado o filme. O maior problema do longa metragem é que ele é totalmente superficial e esquecível. Mesmo que o elenco fosse competente, seus personagens não tinham nem um pingo de carisma. Tendo 46% de aprovação no Rotten Tomatoes.

“As Crônicas de Nárnia”
Um dos grandes amigos de J. R. R. Tolkien, a obra de C. S. Lewis, As Crônicas de Nárnia é tão umas das sagas de fantasia infantil mais queridas do Reino Unido, tendo vendido mais de 120 milhões de cópias mundialmente, figurando como uma das obras literárias mais bem sucedidas e conhecidas de todos os tempos, tendo sido traduzida em 41 idiomas.

Em 2005, a Walt Disney Pictures, produziu um dos melhores livros das Crônicas, O Leão, A Feiticeira e O Guarda Roupa que criou grandes expectativas, além de um excelente recebimento pelo público. A produção foi premiada no Oscar e no BAFTA na categorias: Melhor Maquiagem, e o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora..

Mas, infelizmente, suas continuações O Princípe Caspian, e A Viagem do Peregrino da Alvorada não tiveram boa recepção. Apesar de Príncipe Caspian ter tido um orçamento ainda maior, seu lucro nem se equiparou ao antecessor, fazendo a Disney desistir da série. A Fox financiou o terceiro filme, o mais barato dos três, e o que menos rendeu.

“Dezesseis Luas”
Escrito pelas duas autoras americanas Kami Garcia e Margaret Stohl, Dezesseis Luas é o primeiro de uma série de livros juvenis com temática de fantasia e romance. Os livros em si são bem classificados pelas críticas por conta de sua estrutura bem desenvolvida, e personagens profundos.

Tentando emplacar um novo Crepúsculo, a Alcon Entertainment lançou um longa metragem baseado no livro, e foi um fracasso total. O filme custou U$ 60 milhões e teve um lucro de míseros U$ 52 mil. Apesar de seu elenco talentoso, o filme é sem originalidade e foi contra todos os pontos positivos do livro.

” Instrumentos Mortais: A Cidade dos Ossos.”
Outro romance adolescente com fantasia na onda de Crepúsculo, a série de Cassandra Clare ganhou muito destaque no início de sua feitura. Tanto a ponto da produtora Screem Gems criou um longa metragem baseado no seu primeiro livro, A Cidade dos Ossos.
Assim como outros, o fracasso do filme enterrou todo o projeto. O filme lucrou cerca de U$ 30 milhões. A crítica em sua maioria condenou a superficialidade da obra.
Em 2016, junto a Netflix, a série de televisão baseada na série de livros foi lançada. Se tornando a série mais assistida da Netflix em Portugal.

“O Retrato de Dorian Gray”
Um dos maiores clássicos da literatura inglesa, do grande Oscar Wilde. O livro conta de história do belo Dorian Gray. Ao ganhar um autorretrato de presente, Dorian, acaba fazendo um espécie de pacto. Seu retrato sofreria tudo que ele passasse, ao invés de seu corpo.

Velhice, ferimentos, e doenças, mas também maldades e profanidades. Um dos mais importantes romances da Era Vitoriana, O Retrato de Dorian Gray, serviu de inspiração para inúmeras histórias futuras. Contudo, ele tem um fato triste. Depois de sua publicação, o livro serviu de prova no julgamento de Oscar Wilde por ser homossexual. Infelizmente, Wilde foi condenado a dois anos de prisão, e morreu pouco tempo depois de ser liberto.

Várias adaptações foram produzidas, infelizmente, nenhuma teve um grande sucesso como longa metragem.

“A Rainha dos Condenados”
A Rainha dos Condenados é um filme de terror americano, de 2002, produto de uma adaptação cinematográfica do terceiro volume das Crônicas Vampirescas, da escritora Anne Rice, de mesmo nome, apesar de conter também parte do enredo do livro antecedente, O Vampiro Lestat.

O filme foi lançado como uma continuação de Entrevista com o Vampiro, também de autoria de Rice, um marco no cinema de vampiros. Mas Rainha falha ao misturar elementos demais, e mal organizados. Além de tem um estilo muito tosco, e atuações ruins.

” As Viagens de Gulliver”
Estrelando Jack Black, As Viagens de Gulliver é baseado no homônimo romance satírico do escritor irlandês Jonathan Swift. É o trabalho mais conhecido de Swift, e também um clássico da literatura inglesa.

O filme de 2010, produzido pela Davis Entertainment, teve um recepção desagradável pela crítica, e lucros pouco satisfatórios. A produção do filme tentou encaixar a história original com o humor de Jack Black, e modernizar o período em que se passa. O produto final foi uma comédia boba, e esquecível.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -