- Publicidade -

Solo “Vermelha” no Teatro II do SESC TIJUCA

Publicado em:

O Teatro II do SESC TIJUCA recebe de 10 de maio a 02 de junho, de sexta a domingo sempre às 19h, a temporada de estreia do solo “Vermelha”, terceiro espetáculo da Cia. de Teatro Manual, com dramaturgia de Cecilia Ripoll, direção de Marcela Andrade e atuação de Matheus Lima. Em cena, a história de um menino que trabalha exaustivamente em uma fábrica de sapatos, mas que contraditoriamente não tem condições de juntar dinheiro para comprar o seu próprio calçado. No entanto, um dia ele descobre que as mercadorias que eles produzem na fábrica, situada no país de baixo, são vendidas a um preço bem menor no país de cima, para onde são exportadas. Começa então uma batalha entre a classe trabalhadora, que quer ter acesso aos sapatos, e o presidente daquele país que propõe a construção de um muro para impedir a entrada dos imigrantes descalçados.

VERMELHA pretende aprofundar a continuada pesquisa da Cia. acerca do gesto atoral e do espaço cênico. Em 2014, com a peça “Hominus Brasilis”, o coletivo foi indicado ao Prêmio Shell RJ de melhor direção e ao Prêmio Cesgranrio na categoria especial pelo estudo do espaço cênico através da Plataforma. Dessa vez, o grupo se lança ao desafio de encenar uma saga repleta de acontecimentos, numerosos personagens e geografias distintas através de um único ator no palco. “Neste primeiro solo da companhia e meu também, o objeto plataforma não estará em cena, mas os princípios que norteiam o trabalho dela, sim: a gestualidade, o corpo expressivo, a pantomima, a comicidade física, o trabalho rítmico, a construção da atmosfera por meio das sonoridades, enfim, elementos que definem nosso trabalho”, destaca Matheus, que interpreta quatro personagens fixos: o menino, a mãe, o presidente do país de cima e o presidente do país de baixo.

O conto “Sapatos vermelhos”, de Hans Christian Andersen, foi o disparador do processo que resultou em uma nova dramaturgia textual que se descola da narrativa original. “No conto de Hans existe um movimento muito forte entre desejo e repressão, repressão e desejo, além da cor vermelha que está relacionada a esses dois polos. Esses sentimentos foram os que mais me fisgaram no conto e que impulsionaram a minha criação”, afirma Cecília. Dois clássicos de Charlie Chaplin também serviram de fonte: “O Grande Ditador” e “Tempos Modernos”.

SERVIÇO
“VERMELHA”
Temporada: 10 de maio a 02 de junho
Local: SESC TIJUCA – Teatro II (Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca.)
Dia\hora: sexta a domingo sempre às 19h
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Gênero: drama

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -