- Publicidade -

Meme é o assunto do novo episódio do Podcast da Plataforma Gente

Publicado em:

“Quem nunca compartilhou primeiro para entender depois que atire a primeira pedra”. É assim que a apresentadora Juliana Wallauer vai receber os convidados para “O Forninho dos Memes no Brasil”, novo episódio da segunda temporada de Podcasts da Plataforma Gente. O bate-papo sobre essa linguagem mutante e irrastreável vai ao ar na próxima segunda, dia 1 de julho e pode ser acessado através do link: http://gente.globosat.com.br/. O podcast é baseado no estudo “In Meme We Trust”, desenvolvido pela Consumoteca Lab. O material tem objetivo de entender e explicar o que são os memes e como eles são usados atualmente dentro da comunicação. O estudo completo está disponível na íntegra na Plataforma.

Para ajudar a explicar o surgimento dos memes e a atual função desse recurso, Ju vai contar com a ajuda de três convidados. Carlos Merigo é sócio do B9 e integrante de posdcasts como o Braincast e Código Aberto; Robson Bravo é, atualmente, videomaker do Buzzfeed e participa do Buzzfeed Conection, podcast do site; Marina Roale é coordenadora de pesquisa da Consumoteca Lab e pesquisadora do assunto em questão.

O trio de convidados começa a conversa tentando explicar o que é, de onde surgiu e para onde vão os memes. Para Marina, “meme é todo conteúdo que se desloca em rede e vai se modificando, é um organismo mutante”. A pesquisadora também explica que o aumento do uso dos memes na comunicação representa uma mudança na forma como as pessoas se relacionam e que é cada vez mais comum.

O quarteto ainda discorre sobre o os fatores que explicam o alcance dessas imagens divertidas. Mas afinal, por que ele chega a tantos lugares? Segundo Marina, a explicação pode ser resumida em três fatores. O primeiro é a vontade que as pessoas têm de pertencer a um contexto. Quando recebem um meme fazem questão de compartilhar para não perder a piada. O segundo é a vontade de entender. Em um mundo cheio de informação, é possível compreender o que está acontecendo em poucos segundos com a ajuda das imagens. Por último, está a vontade de se expressar. Os memes se comunicam com o lado emocional das pessoas, que muitas vezes escolhem as figuras para não precisar explicar o que estão sentindo.

Outro ponto levantado é até que ponto os memes tornam os assuntos superficiais. Para Merigo, o recurso pode levar à redução do debate, tornando a discussão menos profunda. “Acho que isso pode acontecer sim, mas para mim, uma pessoa que entra em um assunto e só responde com memes já não quer muito o debate aprofundado”, explica. Já para Juliana, os recursos meméticos são a porta de entrada para discussão de temas mais polêmicos, como a política, por exemplo, tornando a discussão mais acessível.

Com a curadoria do Mamilos, a 2ª temporada de podcasts da plataforma Gente possui 20 programas divididos em 10 entrevistas e 10 debates em formato de mesa redonda. A maioria dos episódios é inspirada nos estudos lançados na plataforma.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -