- Publicidade -

Oitava edição do festival internacional de artes cênicas ocupa CCBB

Publicado em:

Com espetáculos de teatro e dança, performances, oficinas e palestras, a oitava edição do Cena Brasil Internacional acontece de 5 a 16 de junho, no CCBB Rio de Janeiro. Do Brasil, o festival apresenta seis obras, vindas de São Paulo e Recife, além de quatro internacionais, da Argentina, Estados Unidos e França, totalizando 27 apresentações com preços populares (R$ 30 e R$ 15), que traçam um expressivo panorama das artes cênicas contemporânea.

Desde a sua primeira edição, o festival funciona como um modelo híbrido, que conjuga residência artística e uma mostra seleta de espetáculos. A cada ano, as obras selecionadas são o reflexo de visões muito diversas sobre as possibilidades da cena, mas que trazem algo em comum: um olhar livre, desimpedido e oxigenado sobre as artes cênicas.

Segundo Luiz Felipe Reis, os espetáculos apresentados este ano têm, comumente, a capacidade de ampliar a nossa percepção sobre as possibilidades do fazer teatral. “São obras que se apresentam em cena através de formatos por vezes inclassificáveis, que exercitam vínculos e rupturas entre formas de teatro, dança, performance, instalação, intervenção e outras linguagens”, conta. “São contundentes em seus conteúdos e ousados em sua forma, que jogam luz em temas fundamentais e urgentes por meio de abordagens e estratégias estéticas incomuns e surpreendentes”, completa.

O Cena Brasil Internacional apresenta ainda workshops, palestras e residências gratuitas, além de uma área externa de convivência com food trucks, um ponto de encontro entre artistas e público antes e depois da ampla programação cultural. A programação se estende também à Escola de Cinema Darcy Ribeiro, que recebe o espetáculo paulista “Quando quebra queima”. As atrações nacionais e internacionais contam com traduções de legendas eletrônicas em inglês e português.

O coreógrafo americano Shamel Pitts estreia no Cena Brasil Internacional com dois espetáculos que fazem parte da trilogia Black Series. Em “Black hole – Trilogy and triathlon” (Buraco negro – Trilogia e triatlon), inédito no Brasil, Pitts divide a cena com a bailarina goiana Mirelle Martins para apresentar uma experiência de arte performática caleidoscópica que utiliza movimento, luz e artes visuais. O público é levado numa jornada hipnótica e cheia de cores na qual quatro artistas negros — Mirelle (Brasil), Tushrik Fredericks (África do Sul), Ricardo Januario (Brasil) e Shamel (Estados Unidos) — se unem para criar uma trindade de vigor, afro-futurismo e acolhimento.

Com estreia mundial no Cena Brasil, o espetáculo francês “Rester vivant” (Permanecer vivo), de Yves-Noël Genod, é uma obra cujo processo criativo iniciou-se na Europa com três performers (o português Ricardo Paz, o francês Baptiste Ménard e a brasileira Isabela Fernandes Santana), que será finalizada numa residência ao longo do festival. A eles se juntarão outros performers, profissionais ou não, que vão participar de um workshop para formar um coro na montagem do espetáculo. “Rester vivant” investiga a condição do artista diante dos dilemas do nosso tempo. Livremente inspirada no ensaio homônimo de Michel Houellebecq – uma série de cartas a um jovem poeta que o autor aconselha a não se suicidar –, a obra trata da dificuldade de se permanecer vivo, criativo e ativo e, ao mesmo tempo, da inevitabilidade de continuar resistindo.

Nova criação da bailarina, coreógrafa e diretora argentina Mayra Bonard, “Mi fiesta” (Minha festa), solo inédito do Brasil, investiga os limites e os atravessamentos entre as esferas do público e do privado. Em cena, Mayra se move em reação a um texto escrito pelo também argentino Pedro Mairal (“A Uruguaia”), que recria episódios afetivos, amorosos e violentos, vividos por uma mulher. Equilibrando-se sobre taças de vidro, assim como atando e desatando seu corpo, ela constrói, aos poucos, um espetáculo de superação.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -