- Publicidade -

Série especial do ‘Sem Fronteiras’ celebra os 50 anos da chegada do homem à Lua

Publicado em:

Há 50 anos, em julho de 1969, Neil Armstrong realizava o improvável e dava “um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”. A frase histórica do astronauta americano se referia a seus passos na superfície da Lua, imagem emblemática do primeiro voo espacial tripulado a pousar no satélite. Para marcar a data, a GloboNews estreia na quinta-feira, dia 4 de julho, às 23h30 , o ‘Sem Fronteiras – Especial Lua’, série que vai abordar, em cinco episódios, o passado, o presente e o futuro das explorações espaciais.

Da chegada à Lua até a discussão da viabilidade de uma viagem tripulada para a Marte, a série percorre essa linha do tempo e relembra os fatos mais relevantes da histórica viagem da Apollo 11.O correspondente Luis Fernando Silva Pinto vai o Centro Espacial John F. Kennedy, porto de lançamento de veículos espaciais da NASA, nos Estados Unidos; enquanto o repórter Ismar madeira visita a Astrobotic, empresa fundada há apenas 12 anos que foi contratada pela Nasa para transportar cargas para a Lua a partir de 2021.

No centro da NASA na Califórnia, Tiago Eltz mostra como estão os últimos ajustes do robô que será lançado na MARS 2020, missão que tem, entre outros objetivos, determinar se já houve vida em Marte. Em Houston, no centro espacial Johnson, Sandra Coutinho acompanha o treinamento dos astronautas e, no Brasil, Fernando Gabeira fala sobre o Programa Espacial Brasileiro e a base de Alcântara.

Na quarta-feira , dia 3 de julho, véspera da estreia de ‘Sem Fronteiras – Especial Lua’, a GloboNews, promove um debate em parceria com o Museu do Amanhã. A jornalista da GloboNews Leila Sterenberg media o evento, que acontece na sala Observatório, às 10h30, e conta com a presença de Alexandre Cherman, astrônomo do Planetário do Rio, e Gustavo Porto de Mello, da Sociedade Astronômica Brasileira, sócio fundador da Associação Brasileira de Astrobiologia e integrante do Conselho Técnico Científico do Laboratório Nacional de Astrofísica. A conversa abordará temas como a exploração de Marte, as dificuldades de acesso e a habitabilidade do Planeta Vermelho, o turismo espacial e a contribuição feminina nas expedições espaciais.

O debate será aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui. O ‘Museu do Amanhã’ fica localizado na Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro.

Foto: a repórter Sandra Coutinho e o repórter cinematográfico Lucas Louis no Centro Espacial Johnson em Houston, no Texas, ao lado de um astronauta em treinamento.Crédito: Divulgação

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -