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Instituto Uruguay XXI promove encontro, com gastronomia local

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A primeira Semana do Uruguai no Brasil começou com evento gastronômico para lá de especial. No Sofitel Ipanema do Rio de Janeiro, apresentou o potencial da marca país – Uruguay Natural. Dentre os 50 seletos convidados estiveram presentes o jogador uruguaio – Diego Lugano, o ator – Roberto Berindelli, o premiado sommelier – Claudio Moreira Alves, a diretora da vinícola Uruguaia Viña Èden – Rosane Arkader e do Bondinho Pão de Açúcar compareceram o CEO – Sandro Fernandes e a gerente de novos negócios e parcerias – Flávia Bertin. As autoridades do país também estiveram por lá: o Embaixador do Uruguai no Brasil, Gustavo Vanerio, e a Consul Geral do Uruguay no Rio de Janeiro, María Noel Reyes.

No âmbito da Copa América no Brasil, o instituto Uruguay XXI – órgão de promoção de investimento, exportações e Imagem País do Uruguai, apoiado por Uruguay Wine e Ministério de Turismo do Uruguai, promoveu esse primeiro encontro. Renomados uruguaios, empresários e empreendedores foram recebidos pelo DUO Lima e Stefanel, músicos do país, sob o som de famosos tangos de lá. Gustavo Vanerio, deu as boas-vindas aos presentes com um salutar brinde com os vinhos da vinícolas uruguaias: Bracco Bosca, Familia Traversa, Bouza e Viña Edén , que em seguida foram apresentados a todos por Claudio Moreira Alves. Ao final do evento o instituto Uruguay XXI realizou um sorteio e levou alguns sortudos para assistir ao jogo Uruguai e Chile, no Maracanã.

A carne e o vinho, produtos uruguaios mundialmente conhecidos por sua excelência, foram oferecidos em um almoço “finger food”, no qual o “chivito” – típico sanduíche de carne do país – recebeu todo o protagonismo. Duas mesas compunham a decoração uruguaia uma com queijos e fiambres locais, e outra com produtos típicos, como o doce de leite da famosa marca do país “Los Nietitos” que estavam à disposição dos convidados.

Atualmente o vizinho, habitado por aproximadamente 3.4 milhões de habitantes, fornece alimentos a quase 30 milhões, ao tempo que tem potencial para atingir 50 milhões. O prestígio adquirido pelos produtos uruguaios abriu as portas dos mercados mais exigentes do mundo, seus produtos estão nas mesas de mais de 150 países.

Já seus vinhos são premiados internacionalmente e reconhecidos cada vez mais por especialistas de todo o mundo. Esses reconhecimentos estão reforçados no uso da tecnologia aplicada à produção sustentável e de qualidade, que permite a georreferencia de todos os estabelecimentos vitivinícolas. Além disso, é o primeiro país com todos seus cultivos vitivinícolas rastreados. Entre os países produtores de vinho, o Uruguai se identifica -pelo Tannat, característica cepa, que consegue um vinho de intensidade e caráter sofisticados, harmonizados excelentemente com as carnes, e outros dos produtos típicos do país, que serão apresentados no almoço aos convidados.

O país se posiciona atualmente com o maior nível de confiabilidade entre países na América Latina. Ostenta há muitos anos a estabilidade política e social, respaldada por uma democracia consolidada de forte segurança jurídica. Há 16 anos o Uruguai apresenta um crescimento sustentável de taxa anual em torno dos 4,2% de expansão, e é o terceiro país com maior crescimento econômico na América Latina (últimos 10 anos). O país tem grau de investimento, de acordo com as principais qualificadoras internacionais.

A semana do Uruguai no Brasil continua com eventos empresariais, culturais e gastronômicos em São Paulo.

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Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

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