- Publicidade -

Livro “Festina Lente” terá pré-lançamento na Flip

Publicado em:

“Qual a pergunta mais importante que você se fez no último ano e por que ela é importante?” Esse foi o mote que provocou a reflexão de 66 mulheres entre 49 e 59 anos. As respostas construíram um painel de sentimentos, dúvidas e desejos que são a base de Festina Lente – Apressa-te lentamente, escrito a quatro mãos pela escritora, poeta e socióloga Ana Cristina Leonardos e pela psicóloga, escritora e fotógrafa Martha Scodro. A obra terá pré-lançamento na Flip, dia 12 de julho, às 10h, na Casa Autografia e será lançada no Rio no mês que vem.

O livro, resultado de cinco anos de trabalho, desenha os desafios que essas mulheres enfrentam, levantados em debates de pequenos grupos em torno das angústias, realizações vividas e novos planos nessa fase da vida em que as contradições do meio do caminho se apresentam.

– O livro fala dos tempos e ritmos da mulher que atravessa os seus 50 anos. Sugere que ela deve apressar o passo para se conhecer melhor; e então, lentamente, redefinir e priorizar suas ações, caminhos, novas carreiras e atividades, e o que mais desejar projetar para si e realizar. Afinal, hoje temos mais tempo – descreve Ana Cristina.

Caloroso, pessoal e distante da linguagem acadêmica, o livro – ilustrado com rara sensibilidade por Lucia Moretszsohn – trafega com leveza no tema, mas sempre com o suporte de pensadores das áreas humanas como filósofos, historiadores, psicanalistas. A literatura e a poesia estão presentes o tempo inteiro, oferecendo a indispensável síntese artística e perceptiva.

Apoiado então no substrato das conversas – as charlas –, na pesquisa e na reflexão das autoras, Festina Lente – Apressa-te lentamente foi organizado em cinco grandes temas a partir das questões colocadas pelas mulheres, e propõe as “hashtags aos 50”: Conexão Interna, Balanço de Vida, Em Movimento, Busca Espiritual e Projeções.

– Nosso livro é ao mesmo tempo um ensaio e uma conversa com os leitores, vivendo e expressando temores, embates e desafios. Esse momento é repleto de preocupações pela consciência do tempo cronológico, finito, e é riquíssimo também. Um desafio renovado em direção a novos aprendizados e realizações – explica Martha. Os 50 anos são, em muitos casos, o início de uma nova fase, em que antigas situações têm fechamentos, novas questões se apresentam. É onde a vida tem a chance de se reorganizar. Nossa bagagem existe, é parte de nós de maneira inegável e proveitosa. E podemos olhar para a frente, continuar realizando, com prazer e consciência.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -