- Publicidade -

“Inferno” na Sala Multiuso do Sesc Copacabana

Publicado em:

Essa é uma história sobre a moça que faz a faxina, a secretária do lar, a menina que me ajuda em casa, a que vem de quinze em quinze, a mulher da limpeza… Essa história é sobre Vânia, a diarista interpretada pela atriz Ana Paula Bouzas no monólogo “INFERNO”, texto inédito assinado por Rodrigo de Roure e Luiz Felipe Andrade.

Escrito especialmente para a atriz, o texto do espetáculo encerra a trilogia que se debruça sobre três mulheres: Águida (‘Senhora Coisa’ – 2002), Gilda (‘Os últimos dias de Gilda’ – 2003) e agora, Vânia, protagonista de “INFERNO”, todas peças teatrais presentes no livro OS ÚLTIMOS DIAS, de Rodrigo de Roure.

“INFERNO”  revela o fluxo de pensamento dessa personagem que historicamente circula por diferentes esferas da pirâmide social brasileira. Durante 60 minutos, Vânia compartilha seu olhar repleto de humor e criticidade sobre ela mesma e sobre os outros, seus ‘insights’ e suas contradições, seus mundos invisíveis, seus paraísos e infernos. Um texto que aborda a conflituosa relação social entre o trabalhador doméstico e seus patrões, fazendo uma reflexão sobre invisibilidade, subserviência, exploração, intimidade, privacidade e preconceito… temas transversais presentes em todo o enredo.

O espaço estético do espetáculo é simbolicamente uma clausura, uma prisão, o espaço escondido, aquele canto da casa onde se guarda os entulhos da vida: o histórico “quartinho de empregada”, lugar reservado, por tradição, para nossa protagonista. Toda a encenação se passa, portanto, em uma área de 2,20mX2,20m, abarrotada de objetos domésticos como panelas, tábua de passar, escada, secador de roupa, rodo, panos, copos, talheres, pratos, caixas, produtos de limpeza, roupas dos patrões e outros instrumentos que fazem parte do trabalho dessa profissional bem conhecida na vida das famílias brasileiras. É nesse lugar mínimo que Vânia se encontra e se perde. É no meio desses “entulhos” que Vânia, cheia de contundência, lucidez, humor e poesia, nos conta sobre o universo diário de uma trabalhadora doméstica e as particularidades dessa sua vida.

SERVIÇO:
“Inferno”
Datas: de 22 de agosto a 08 de setembro (quinta a domingo)
Horário: 18h
Local: Sala Multiuso do Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -