- Publicidade -

Festival Curta Cinema no Rio de Janeiro

Publicado em:

O Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, o Curta Cinema, está de volta!  São  177 curtas – 64 nas Mostras Competitivas, 58 nas Mostras Panoramas, 55 nas Mostras Especiais -, de 35 países e 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, exibidos no Estação Net Botafogo. Os filmes são qualificados para concorrer a uma indicação ao Oscar® e ao Bafta na categoria.

Entre os filmes selecionados para a Competição Nacional, destaque para três estreias: ‘A Volta para Casa’, do paulista Diego Freitas, que traz Lima Duarte no papel de um marceneiro que espera a família visitá-lo em, um asilo durante a Páscoa, mas ninguém aparece e um funcionário decide levá-lo até eles; o novo curta de Daniela Thomas – diretora de ‘Vazante’ (2017), ‘Linha de Passe’ (2008) e ‘Terra Estrangeira’ (1995), os dois últimos com Walter Salles -, ‘Tuã Ingügu’ (Olhos D’Água), filmado nas aldeias Caramujo Kalapalo e Paraíso Kalapalo, no Parque Indígena do Xingu, que traz o cacique Faremá Kalapalo narrando o nascimento da água e sobre as consequências de desrespeitá-la; e o pernambucano ‘Auto-Falo’, que mostra o contraponto da relação apaixonada que Nivaldo, o protagonista, tem com seu carro, e a que tem com as pessoas a seu redor. ‘Extratos’, novo filme de Sinai Sganzerla que apresenta um belo registro de imagens feitas pelo seu pai, o cineasta Rogério Sganzerla, com sua mãe, Helena Ignez, também está na Competição Nacional.

“Notamos, este ano, que alguns dos temas mais recorrentes são o retrato sociopolítico do país. Recebemos muitos filmes com temática indígena, o protagonismo feminino também foi destaque, além de roteiros com histórias LGBTQ+”, conta Ailton Franco, diretor e curador do Curta Cinema.

Na Competição Internacional, destaque para o romeno ‘ULTIMUL DRUM SPRE MARE’, de Aidi Voicu, selecionado para a Semana da Crítica de Cannes, o argentino ‘Monstruo Díos’, de Agustina San Martín, que recebeu menção honrosa em Cannes, o português ‘Em Caso de Fogo’, de Tomás Paula Marques, selecionado para o Indie Lisboa e a ficção-científica experimental queer ‘Club Esplêndida’, do alemão Caio Amado Soares, que virá ao país para o Festival.

Além das competições Nacional e Internacional, os curtas foram distribuídos pelos Panoramas – Carioca, Brasil e Latino Americano – e pelas mostras especiais – Primeiros Quadros, Em Trânsito, Interzona e Infanto-Juvenil.

O Panorama Brasil, apresenta uma abrangência maior da produção nacional entre 2018 e 2019, com filmes premiados e outros selecionados para o público carioca, o Panorama Carioca reúne produções do Rio de Janeiro, enquanto a Latino Americano destaca 21 filmes de países como Chile, Cuba, Uruguai, Colombia, Argentina, México, entre outros.

Em Primeiros Quadros o festival dá oportunidade aos primeiros filmes de novos realizadores, já o programa Em Trânsito aborda o olhar do Brasil sobre o estrangeiro a partir das perspectivas dos realizadores, enquanto a Interzona, exibe filmes com a temática horror. Pelo segundo ano consecutivo, a pesquisadora Laís Rodrigues elaborou um programa especial para sua Mostra VIDEOERA.

A mostra Interzona reúne seis filmes de terror nacionais, que concorrem a um prêmio especial concedido pelo Itamaraty. O vencedor será exibido na programação de curtas do tradicional Buenos Aires Rojo Sangre e o diretor ganhará uma passagem aérea para representar seu filme no festival argentino, que acontece de 21 de novembro a 1º de dezembro de 2019.

Para o público jovem, o Festival apresenta os programas Infanto-Juvenil e Infantil, que, mais uma vez, tem seu line up proposto pela organização do Dia Mundial da Animação.

Além das mostras e programas, o Curta Cinema oferece atividades paralelas como uma Masterclass de Direção ministrada por Sandra Kogut, o Laboratório de Projetos – que contempla jovens cineastas com a possibilidade de realização de seus curtas -, e as oficinas do “Mercado Curta Cinema” – Oficina de Desenvolvimento de Documentário, Storytelling e Realidade Aumentada, que acontecem na Casa Firjan. Algumas sessões também acontecem no Cinemaison.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -