- Publicidade -

Nos 20 anos de sua morte, a diva brasileira Bidú Sayão ganha biografia

Publicado em:

Há 20 anos, morria nos Estados Unidos, Bidú Sayão, o Rouxinol do Brasil. E, para marcar a data, a editora Francisco Alves lança agora “Bidú – Paixão e Determinação”, uma biografia definitiva sobre a diva, considerada a maior cantora lírica brasileira de todos os tempos.

Um grande apaixonado por ópera, o autor, Denis Allan Daniel, foi movido pelo desejo de elucidar controvérsias que marcaram a vida da artista. A principal delas, sua conturbada relação com o Brasil, onde sempre sofreu com críticas – consideradas por muitos – severas demais. Para Denis, Bidú nunca recebeu aqui o reconhecimento merecido e foi justamente para entender o que levou a isso, que o autor se debruçou sobre a vida e a obra da cantora que é, até hoje, celebrada nos Estados Unidos, onde viveu por muitos anos e fez boa parte de sua carreira, no Metropolitan Opera House, em Nova York – casa em que trabalhou por 15 anos entre 1937 e 1952.

– Apesar de toda a sua reputação e fama, Bidú foi incompreendida e menosprezada pela maioria dos amantes de ópera brasileiros. Espero que esta biografia não só esclareça os muitos pontos controvertidos da brilhante carreira de Bidú, mas também sirva para restaurar sua importância e resgatar sua imagem como a brasileira que, em sua época, ocupou um lugar invejável na cultura musical do país – diz o autor.

Para isso, Denis mergulhou fundo, ao longo de quatro anos, na vida da artista. O resultado aparece no livro que reproduz não só as histórias de Bidú, mas também as críticas a seus trabalhos, testemunhos de sua época, além de importantes documentos como as certidões de nascimento (a data real de seu nascimento sempre foi controversa já que a própria Bidú chegou a mentir sobre o tema, algumas vezes), óbito, cidadania americana e testamento.

– Acho que este livro tem um importante valor documental ao disponibilizar ao público em geral um grande número de críticas feitas na época por alguns dos maiores especialistas em ópera daquele tempo – ressalta o autor.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -