- Publicidade -

Peça sobre a vida do líder da Revolta da Chibata estreia na semana da Consciência Negra

Publicado em:

O espetáculo “Turmalina 18-50”, da Cia Cerne, sobre a vida do líder da Revolta da Chibata, estreia no Rio na semana da Consciência Negra, de 20 a 22 de novembro, e também de 7 a 8 de dezembro, marcando o cinquentenário de morte de João Cândido, o almirante Negro, que ocorreu no dia 6. No dias 20 e 21, as apresentações acontecem em São João de Meriti, no Sesc e na Praça Matriz, respectivamente.

São João de Meriti foi a cidade onde João Cândido passou a maior parte de sua vida, assim como os seus últimos dias – inclusive o nome do espetáculo faz referência ao último endereço em que ele viveu: Rua Turmalina, Lote 18, Quadra 50. No dia 22, a peça é encenada no Paço Imperial, e nos dias 7 e 8 de dezembro na Gomeia Galpão Criativo, em Duque de Caxias.

A peça refaz os caminhos percorridos pelo Almirante Negro, relembra os abusos sofridos pelos marinheiros negros até a primeira década do século passado, exalta a Revolta da Chibata – marco na luta por igualdade racial no país -, denuncia o esquecimento intencional a que esta revolta e suas consequências foram submetidas e apresenta os últimos dias de João Cândido, um herói nacional pobre e esquecido.

Foto: Stephany Lopez

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -