- Publicidade -

A Divisão: Filme baseado em fatos reais, aborda a corrupção

Publicado em:

No Rio de Janeiro da década de 1990, uma onda de sequestros assola a Cidade Maravilhosa, a violência assolava o Rio de Janeiro e uma onda de sequestros enchia de pavor a capital fluminense, com a marca de 11 ocorrências por mês. Esse é o universo do thriller policial, que retrata os bastidores do trabalho de um grupo de policiais da Divisão Antissequestro (DAAS) que, apesar das diferenças de comportamento e caráter, se une para solucionar os casos.

Baseado em fatos reais, derivado de uma série da Globoplay, que nos mostra um cenário caótico, porém real. A trama gira em torno do sequestro da filha do deputado Venâncio Couto (Dalton Vigh). Para resolver esse caso, o Chefe de Polícia Paulo Gaspar (Bruce Gomlevsky) convoca os policiais conhecidos por seu envolvimento com a corrupção Roberta (Natalia Lage), Santiago (Erom Cordeiro) e Ramos (Thelmo Fernandes). Porém eles terão que trabalhar com o delegado Mendonça (Silvio Guindane), conhecido por seu ódio à corrupção e também por seu comportamento extremamente violento no trato com os criminosos. O time é supervisionado pelo delegado Benício (Marcos Palmeira), encarregado do caso. Mesmo com modos de trabalho tão diferentes, em poucos anos eles conseguem reduzir o número de sequestro.

A série de sequestros ganha repercussão e demanda uma resposta rápida da polícia quando os crimes chegam às classes mais altas da sociedade, e a filha do deputado Venâncio Couto (Dalton Vigh) é capturada. Com o objetivo de acabar com os sequestros na cidade, o Chefe de Polícia Paulo Gaspar (Bruce Gomlevsky) convoca três policiais conhecidos por seu envolvimento com a corrupção: Roberta (Natalia Lage), Santiago (Erom Cordeiro) e Ramos (Thelmo Fernandes). Eles têm jogo de cintura e experiência em lidar com os traficantes, nem sempre para o bem. O grupo se junta ao delegado Mendonça (Silvio Guindane), conhecido por seu ódio à corrupção e também por seu comportamento extremamente violento no trato com os criminosos, sob a supervisão do delegado Benício (Marcos Palmeira), encarregado do caso.

Com métodos completamente diferentes entre si e questionáveis moralmente, a equipe vai ter de enfrentar a competição interna pelo poder e a ação impiedosa das quadrilhas para desvendar as camadas mais sujas do esquema que ameaçava a segurança pública do Rio. Com as famílias ricas em pânico, a pressão da imprensa e o governador por um fio, os defeitos do trio da DAAS se tornam qualidades para o sucesso da missão. Já nos anos 2000, o número de crimes de sequestro com extorsão, violência e cárcere privado foi reduzido a zero. A trama tornou-se conhecida do público em julho deste ano na série homônima do Globoplay.

“Mostrar ao público a única política de segurança pública que deu certo no Rio de Janeiro foi uma das grandes motivações para produzir este filme”, comenta José Junior.

“Um dos maiores desafios de ‘A Divisão’ foi contar esse thriller nos lugares onde a ação aconteceu de verdade. Não era só ser fiel aos fatos, mas à geografia do crime, da polícia e à emoção dos personagens”, conta o diretor, Vicente Amorim.

Essa trama já havia sido narrada na série homônima que está disponível no Globoplay.

Foto: divulgação Downtown Filmes

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -